A INTERCONEXÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

  • VÂNIA HORNER DE ALMEIDA vaniahorner@hotmail.com
    SEDUC

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.1-15

Palabras clave:

Palavras-chave: Educação Matemática; Tendências; Prática Pedagógica

Resumen

Resumo

 

Este trabalho é norteado pela seguinte questão: qual é a interconexão entre as Tendências em Educação Matemática? Desse modo, elencamos as seguintes Tendências em Educação Matemática a serem analisadas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jogos e Materiais Manipulativos e História da Matemática. O objetivo é compreender as analogias das Tendências da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo por meio de estudo bibliográfico. Os resultados encontrados possibilitaram verificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática têm algumas ligações de uma com a outra, sendo possível trabalhar em sala de aula com duas ou mais tendências num mesmo trabalho pedagógico, fato esse que enriquece o fazer pedagógico nas aulas de Matemática na Educação Básica.

Resumo

 

Este trabalho é norteado pela seguinte questão: qual é a interconexão entre as Tendências em Educação Matemática? Desse modo, elencamos as seguintes Tendências em Educação Matemática a serem analisadas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jogos e Materiais Manipulativos e História da Matemática. O objetivo é compreender as analogias das Tendências da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo por meio de estudo bibliográfico. Os resultados encontrados possibilitaram verificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática têm algumas ligações de uma com a outra, sendo possível trabalhar em sala de aula com duas ou mais tendências num mesmo trabalho pedagógico, fato esse que enriquece o fazer pedagógico nas aulas de Matemática na Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 892     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1772

Cómo citar

DE ALMEIDA, VÂNIA HORNER. A INTERCONEXÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 2, p. 1–15, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.1-15. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/5. Acesso em: 22 nov. 2024.