A gamificação como estratégia de ensino para a Educação Financeira na Educação Básica

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024015

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Gamificação, Matemática Financeira, Educação Financeira

Resumen

O objetivo do artigo é analisar as pesquisas realizadas nos últimos dez anos, que utilizam a gamificação para os conteúdos da Matemática Financeira, como estratégia de ensino para a Educação Financeira (EF). As questões que nortearam a reflexão foram: Quais são as pesquisas desenvolvidas entre 2014 e 2024 sobre o uso da gamificação para o ensino da EF na Educação Básica? Qual a contribuição do uso dessa metodologia? A pesquisa se inscreve na área de Ensino da Matemática e usa como método a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a gamificação contribui para o ensino da Educação Financeira, pois essa metodologia torna o aprendizado mais dinâmico, despertando o interesse do aluno. A Educação Financeira é de suma importância para a formação dos alunos, para que eles tenham criticidade em relação à administração dos recursos financeiros, nessa sociedade de consumo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Evaleis Fátima Curvo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn), do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus de Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Mato Grosso, Brasil.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS). Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC). Professor de Química no Departamento de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Citas

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. São Paulo: DVS Editora, 2015.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

ASSAF, Neto. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 2012.

BARBOSA, Francisco Ellivelton; PONTES, Márcio Matoso de; CASTRO, Juscileide Braga de. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, set/dez de 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905. Acesso em: 28 de dez. 2023.

BARDIN, Laurence. (2021). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BOLLER, Sharon. KAPP, Karl. Jogar para Aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 29 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental - Matemática, Brasília, 1998.

BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999. (Coleção Papirus Educação).

D’AMBRÓSIO, Ubiratan; ROSA, Milton (2008). A dialogue with Ubiratan D’Ambrosio: a Brazilian conversation about ethnomathematics. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 1(2), 88-110.(2008). Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/15971/1/ARTIGO_Etnomatem%C3%A1ticaPapelUbiratan.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

DUARTE, Paulo César Xavier; VIANA, Diego Sales; TASSOTE, Eliezer Marcos;

DIAS, Marcus Vinícius. Matemática Financeira: um alicerce para o exercício da cidadania. Nucleus, v. 9, n. 1, p. 195-208, 2012. Disponível em https://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/issue/view/40/showToc Acesso em: 26 de agosto de 2024.

ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Plano Diretor da ENEF, Brasil, 2010. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 29 dez. 2023.

FALCÃO, Giselle Couto. Ensino da matemática convergente com a BNCC 2017: uma análise de experiências exitosas. COINSPIRAÇÃO - Revista de Professores que ensinam Matemática – ISSN: 2596-0172 V. 2, Nº. 1, Jan/Jun 2019. SBEM/Mato Grosso - http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes

FARIAS, Rosinéia. Educação Financeira no Ensino de Matemática para Anos Finais do Ensino Fundamental: uma proposta. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Matemática – Mestrado Profissional, Londrina, 2020. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=rosineia+farias&titulo=&polo= Acesso em: 20 de agosto 2024.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1 Acesso em 28 Dez.2023.

FONTES, Maurício de Moraes. Matemática financeira no ensino médio:

um estudo exploratório. COINSPIRAÇÃO - Revista de Professores que ensinam Matemática – SBEM/Mato Groso V. 1, Nº. 2, Julho/Dezembro de 2018. http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/ Acesso em 20 ago. 2024

GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A Educação Financeira e a base nacional comum curricular. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, UFPE, Recife, v. 19, n. 3, 2019. Disponível em: http://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/oecdfinancialeducationprojectback groundandimplementation.htm Acesso em: 21/08/2024.

LIMA, Cristiane Bahia; SÁ, Ilydio Pereira de. Matemática Financeira no Ensino Fundamental. Revista TECCEN vol. 3 n. 1, 2010.Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/TECCEN/article/view/240 Acesso em: 26 agosto 2024.

MOROSINI, Marília Costa. FERNANDES, Leoni Maria Barboza(2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, 5(2), 154-164.Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875.Acesso em 15/03/2024.

MARIANA, Tavernari; MARIANE, Murakami. Gamificação, estratégias narrativas e experiências do usuário na educação financeira. Biblioteca Digital de la Universidad Católica. 2014.Disponível em: http://bibliotecadigital.uca.edu.ar/ponencias/gamificacao-estrategias-narrativas.pdf. Acesso em: Acesso em: 02/02/2024.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MINAYO, Maria Cecília Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes,1994.

MUNIZ, I. Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/editoracao.html Acesso em 20 agosto de 2024.

PAQUINI, Regina Célia Guapo; VITOR, Nikolas Pereira. Matemática e Educação Financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e da suficiência. In: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática–Volume 10, Número 28, p. 01–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9884 Acesso em: 21 ago. 2024.

RAMOS, L. S.; COQUEIRO, S. L. L.; REGERT, M. A. A.; BARBOSA, M. G. Educação Financeira: A Percepção de Estudantes do Ensino Médio. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática (MT), e2023013, 2023. https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023013

ROSETTI, Júnior Hélio; SCHIMIGUEL, Juliano. Educação matemática financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. Revista Científica Internacional: Inter Science Place, ano 2, n. 9, p. 1-13. Out/nov. 2009.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267991893_Educacao_matematica_financeira_conhecimentos_financeiros_para_a_cidadania_e_inclusao Acesso em: 28 Dez. 2023.

SILVA, Amarildo Melchiades da.; POWELL, Arthur Belford. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

SCOLARI Castelli, Lidinara; Grando, Neiva Ignês; Marasini, Sandra Mara. (2013). Concepções de Professores de Matemática sobre Educação Financeira. VII CIBEM, Montevideo – Uruguai.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus Editora, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)

SKOVSMOSE, Ole. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica. RPEM, Campo Mourão - SP, v.1, n.1, jul. /dez. 2012.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.

SKOVSMOSE, Ole; SCHEFFER, Nilce Fátima. Entrevista: Ole Skovsmose e a Educação Matemática. Educação matemática sem fronteiras: Pesquisa em Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 83-91, 21, jan. 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13302 Acesso em: 26 de agosto 2024.

Publicado

2024-10-21

Métricas


Visualizações do artigo: 50     PDF (Português (Brasil)) downloads: 37

Cómo citar

CURVO, Evaleis Fátima; LEÃO, Marcelo Franco. A gamificação como estratégia de ensino para a Educação Financeira na Educação Básica. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024015, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024015. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/177. Acesso em: 22 nov. 2024.