O dominó como recurso metodológico no ensino de áreas de figuras planas: uma experiência durante o estágio obrigatório com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024013

Palabras clave:

Áreas de figuras planas, Jogos didáticos, Materiais manipuláveis, Ensino de matemática, Educação inovadora

Resumen

Este artigo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Matemática no 8º ano do Ensino Fundamental, concentrando-se no tema de áreas de figuras planas. A pesquisa, conduzida com 25 alunos de uma escola da rede pública de ensino da cidade de São Luís-MA, durante o estágio obrigatório II, visa investigar como o uso do jogo de dominó como recurso metodológico influencia o desempenho dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no aprendizado de áreas de figuras planas. O foco está em superar a aprendizagem mecânica, especialmente na compreensão de áreas. A proposta didática adota jogos, com o intuito de tornar o aprendizado mais atrativo e eficaz.  A metodologia adotada foi uma sequência didática, que incluiu atividades diagnósticas, aplicação do jogo de dominó e uma avaliação somativa. Os resultados indicam que o uso de jogos contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos, tanto na compreensão dos conceitos quanto na motivação para o aprendizado. Este estudo destaca a urgência de abordagens pedagógicas inovadoras e interativas, fazendo uso de jogos e materiais manipuláveis para enriquecer a experiência de aprendizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Glenda Gracyanne Silva de Azevedo Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Citas

BAUMGARTEL, P. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, XX, 2016. Disponível em: gd2_priscila_baumgartel.pdf (ufpr.br). Acesso em: 23 dez. 2023.

BIANCHINI, G; GERHARDT, T; DULLIUS, M. M. Jogos no ensino de matemática “quais as possíveis contribuições do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática?”. Revista destaques acadêmicos, v. 2, n. 4, 2011. Disponível em: www.meep.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/83/81.

CAMPOS, T. R. A Importância da Geometria Plana na Educação Básica. Revista de Educação Matemática, v. 22, n. 3, p. 112-130, 2017. Vista do APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (univasf.edu.br)

CASTRUCCI, B. Geometria Plana nos Livros Didáticos: Uma Análise Crítica. São Paulo: Editora Matemática Viva, 1976.

GRANDO, R. C. et al. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf.

PERETTI, L.; TONIN DA COSTA, G. M. Sequência didática na matemática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, p. 1-15, 2013. Disponível em: www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/8879e1ae8b4fdf5e694b9e6c23ec4d5d31_1.pdf

SELVA, K. R; CAMARGO, M. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. Encontro Gaúcho de educação matemática, v. 10, p. 2009, 2009.

Publicado

2024-09-27

Métricas


Visualizações do artigo: 41     PDF (Português (Brasil)) downloads: 19

Cómo citar

SOUSA, Glenda Gracyanne Silva de Azevedo. O dominó como recurso metodológico no ensino de áreas de figuras planas: uma experiência durante o estágio obrigatório com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024013, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024013. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/160. Acesso em: 22 nov. 2024.