Matemática, literatura infantil e teatro: aproximações

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022010

Palabras clave:

Matemática e arte, Educação Matemática, Matemática e Literatura infantil, Matemática e teatro

Resumen

O artigo constitui-se em uma revisão e ampliação de um ensaio publicado em Dalcin (2004) que apresenta e discute, por meio de exemplos, em distintos tempos históricos, aproximações entre matemática, literatura infantil e teatro. Matemática, literatura infantil e teatro articulados viabilizam o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências, potencializam o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, sensibilidade, intuição, criticidade e possibilitam a construção de diferentes sentidos para os fatos, abrem espaço para a construção de novos conhecimentos e resgatam a ludicidade que deveria permear nossas salas de aula e nossas vidas.    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Andreia Dalcin, UFRGS

Docente e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Citas

ARNOLD, D. S. Matemáticas presentes em livros de leitura: possibilidades para a Educação Infantil. 2016. 239 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática e Estatística, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/148194

BENJAMIM, W. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1993. ( Coleção Obras Escolhidas).

BIGNOTO, C. C. Anísio Teixeira e a Escola Nova na obra de Monteiro Lobato. Presença Pedagógica, Belo Horizonte,v. 6, n. 35, p.19-27, Set/ Out. 2000.

BOSCO, S. J. Il Sistema Metrico Decimale, ridotto a semplicità preceduto delle quatro prime operazioni dell´Aritmetica ad uso degli artigiani e della gente di campagna. 2 edic. Migliorata Ed acresciuta. Torino, Battista Paravia e Comp, Tipografi- Editori, 1849. Opere Edite, v. 4 (1849-1853). Roma, LAS, 1976 – (Centro Studi dom Bosco/ Università Pontificia Salesiana.

BOVOLIM, Z, Z. C. P. A Proposta Educacional de Rosvita de Gandersheim no Século X. 2005. 165f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2005.

BRITO, A. J.; OLIVEIRA, A. G. Desfiar e fiar a Aritmética da Boneca Emília: práticas no ensino de Matemática na obra de Monteiro Lobato. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 95–132, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i43.8646556. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646556 . Acesso em: 27 nov. 2023.

COELHO, N. Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil. 4 ª ed. São Paulo: Ática, 1991.

DALCIN, A. Um olhar sobre o Paradidático de Matemática. 2002. 162 f. Dissertação ( Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação,Campinas, 2002. Disponivel em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/281977

DALCIN, A. Matemática, literatura infanto-juvenil e teatro: alguns elos e perspectivas para o ensino. Revista FAMOSP, São Paulo, v.1 n.1, p. 5- 27, 2004.

DALCIN, A. Cotidiano e Práticas Salesianas no Ensino de Matemática entre 1885-1929 no Colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: Construindo uma História. 2008. 326 f. Tese ( Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2008.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/426062

FÜHR, Lucas; DALCIN, Andréia. Matemática e teatro: Rosvita de Gandersheim e a discussão sobre a paridade dos números. In: VI Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática. Anais do VI Encontro do HIFEM, 2022. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/252135

FÜHR, L. Matemática no teatro no século X: Rosvita de Gandersheim e a discussão sobre a paridade dos números. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483888-MATEMATICA-NO-TEATRO-NO-SECULO-X--ROSVITA-DE-GANDERSHEIM-E-A-DISCUSSAO-SOBRE-A-PARIDADE-DOS-NUMEROS.

LAUAND, L. J. Educação, Teatro e Matemática Medievais.São Paulo: Perspectiva, 1986.

LOBATO, M. A Aritmética da Emília. São Paulo: Brasiliense, 1973.

LORENZATO, S. Um (re) encontro com Malba Tahan. Zetetiké. Campinas, CEMPEM, v. 4, p. 95-102, Novembro, 1995.

MACHADO, N. Polígonos, centopéias e outros bichos. 2 º ed. São Paulo: Scipione, 1988. (Coleção Vivendo a Matemática).

TAHAN, M. O Homem que calculava. 32 º ed. Rio de Janeiro: Record, 1986.

TAHAN, M. As mil e uma noites. São Paulo, Ática, 2000.

WILLAMEA, L. Malba Tahan o genial autor da sala de aula. Nova Escola. São Paulo, n.87, p. 8-13, Setembro, 1995.

Publicado

2022-12-15

Métricas


Visualizações do artigo: 77     PDF (Português (Brasil)) downloads: 77

Cómo citar

DALCIN, Andreia. Matemática, literatura infantil e teatro: aproximações. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 5, p. e2022010, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022010. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/156. Acesso em: 22 nov. 2024.