O caso especial de congruência de triângulos retângulos: explorando possibilidades

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019002

Palavras-chave:

Congruência de Triângulos, Triângulos retângulos, Ensino de Geometria

Resumo

No presente trabalho, buscamos explorar, a partir da apresentação dos casos de congruência de triângulos, a possibilidade de estudar a combinação de outros elementos correspondentemente congruentes em triângulos retângulos. Apesar de tais combinações de elementos não nos levarem a outros casos de congruências propriamente ditos, pois sempre recaímos nos tradicionais casos já definidos, o estudo do assunto se torna potencial para aprendizagem dos outros casos de congruência, já que na investigação a todo instante os mesmos são requeridos, despontando como um elemento favorável ao ensino de geometria. Além disso, buscamos explorar os casos dando destaque a três representações diferentes, linguagem natural, figural e simbólica, favorecendo o uso de diferentes representações semióticas no processo de aprendizagem da geometria.

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Biografia do Autor

Eberson Paulo Trevisan, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) /UFMT. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, MT, Brasil.

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Publicado

2019-08-04

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Como Citar

TREVISAN, Eberson Paulo. O caso especial de congruência de triângulos retângulos: explorando possibilidades. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 2, n. 2, p. e2019002, 2019. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/87. Acesso em: 22 nov. 2024.