Ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos de probabilidade através da Resolução de Problemas
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024016Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem-Avaliação, Probabilidade, Resolução de ProblemasResumo
Neste artigo apresentamos como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, com a utilização de uma Sequência de Problemas direcionada à temática de Probabilidade, com o embasamento teórico pautado nas pesquisas elaboradas e defendidas pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), que adota a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, seguindo as dez etapas para a organização do trabalho em sala de aula, conforme apresentadas por Allevato e Onuchic (2021). Selecionamos quatro problemas, que denominamos problemas geradores, pois atuaram como ponto de partida para a construção de novos conceitos e conteúdos matemáticos. A coleta de dados para análise foi obtida por meio da observação dos alunos em sala de aula e resoluções escritas dos problemas propostos, desenvolvidos em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Sinop/MT.
Downloads
Métricas
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. de L. R. (Org.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 37-57.
BONJORNO, J. R.; JÚNIOR, J. R. G.; SOUSA, P. R. C. Prisma Matemática: Estatística, Combinatória e Probabilidade. 1 ed. São Paulo: FTD, 2020.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em Ensino e Sala de Aula: diferentes vozes em uma investigação. 1 e 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília/DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.
COLAÇO, V. de F. R. Processos interacionais e a construção de conhecimento e subjetividade de crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 333-340, 2004.
COLL SALVADOR, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba: UFPR, n. 31, p. 213-230, 2008.
FERNANDES, F. M. S. Resolução de Problemas e Educação Matemática crítica: uma proposta para o ensino de probabilidade. 2018. 103 f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba. 2018.
HAZZAN, S.; IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: Combinatória, Binômio e Probabilidade. Volume 5. São Paulo: Editora Atual, 2006.
LORENZATO, S. (ED) Para Aprender Matemática. Coleção Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2ª ed., 2013.
MORAIS, R. dos S.; ONUCHIC, L. de L. R. Uma abordagem histórica da Resolução de Problemas. ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (org.). Resolução de Problemas: Teoria & Prática. 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
NUNES, C. B. O processo ensino-aprendizagem-avaliação de geometria através da resolução de problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 430 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2010.
ONUCHIC, L.R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p.199 –218.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que Através da Resolução de Problemas? ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (org.). Resolução de Problemas: Teoria & Prática. 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
ONUCHIC, L. R. A Resolução De Problemas na Educação Matemática: Onde Estamos e Para Onde Iremos? In: JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MÁTEMÁTICA, 4, JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM AMTEMÁTICA, 17, 2012, Passo Fundo. Anais Passo Fundo, SP: Universidade de Passo Fundo. p. 1-15.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
TEIXEIRA, L. A. Diálogo: Matemática e suas tecnologias. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2020.
VIALI, L. Algumas Considerações Sobre a Origem da Teoria da Probabilidade. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 8, p. 143-153, 2008. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/177/163. Acesso em: 15 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 35 PDF downloads: 25