O dominó como recurso metodológico no ensino de áreas de figuras planas: uma experiência durante o estágio obrigatório com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024013

Palavras-chave:

Áreas de figuras planas, Jogos didáticos, Materiais manipuláveis, Ensino de matemática, Educação inovadora

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Matemática no 8º ano do Ensino Fundamental, concentrando-se no tema de áreas de figuras planas. A pesquisa, conduzida com 25 alunos de uma escola da rede pública de ensino da cidade de São Luís-MA, durante o estágio obrigatório II, visa investigar como o uso do jogo de dominó como recurso metodológico influencia o desempenho dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no aprendizado de áreas de figuras planas. O foco está em superar a aprendizagem mecânica, especialmente na compreensão de áreas. A proposta didática adota jogos, com o intuito de tornar o aprendizado mais atrativo e eficaz.  A metodologia adotada foi uma sequência didática, que incluiu atividades diagnósticas, aplicação do jogo de dominó e uma avaliação somativa. Os resultados indicam que o uso de jogos contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos, tanto na compreensão dos conceitos quanto na motivação para o aprendizado. Este estudo destaca a urgência de abordagens pedagógicas inovadoras e interativas, fazendo uso de jogos e materiais manipuláveis para enriquecer a experiência de aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glenda Gracyanne Silva de Azevedo Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Referências

BAUMGARTEL, P. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, XX, 2016. Disponível em: gd2_priscila_baumgartel.pdf (ufpr.br). Acesso em: 23 dez. 2023.

BIANCHINI, G; GERHARDT, T; DULLIUS, M. M. Jogos no ensino de matemática “quais as possíveis contribuições do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática?”. Revista destaques acadêmicos, v. 2, n. 4, 2011. Disponível em: www.meep.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/83/81.

CAMPOS, T. R. A Importância da Geometria Plana na Educação Básica. Revista de Educação Matemática, v. 22, n. 3, p. 112-130, 2017. Vista do APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (univasf.edu.br)

CASTRUCCI, B. Geometria Plana nos Livros Didáticos: Uma Análise Crítica. São Paulo: Editora Matemática Viva, 1976.

GRANDO, R. C. et al. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf.

PERETTI, L.; TONIN DA COSTA, G. M. Sequência didática na matemática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, p. 1-15, 2013. Disponível em: www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/8879e1ae8b4fdf5e694b9e6c23ec4d5d31_1.pdf

SELVA, K. R; CAMARGO, M. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. Encontro Gaúcho de educação matemática, v. 10, p. 2009, 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Métricas


Visualizações do artigo: 41     PDF downloads: 19

Como Citar

SOUSA, Glenda Gracyanne Silva de Azevedo. O dominó como recurso metodológico no ensino de áreas de figuras planas: uma experiência durante o estágio obrigatório com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024013, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024013. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/160. Acesso em: 21 nov. 2024.