NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VAMOS BRINCAR DE "FEIRINHA”?

Autores

  • CAMILE DE ARAUJO AGUIAR camilearaujo2009@gmail.com
    UFMT
  • Rute Cristina Domingos da Palma rutecristinad@gmail.com

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.161-172

Palavras-chave:

Educação Infantil. Matemática. Espaço. Cenário.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como os espaços organizados intencionalmente podem potencializar as aprendizagens de noções matemáticas na Educação Infantil em uma escola municipal de Cuiabá. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa e os procedimentos e instrumentos de produção de dados: a observação, os documentos escolares, caderno de campo, registros de vídeo e fotográficos no desenvolvimento da pesquisa. Neste texto apresentamos a análise das manifestações das crianças intitulada cenário “Feirinha”. Os resultados indicam que as manifestações surgidas durante a intervenção oportunizou as crianças se apropriarem de outros significados de forma lúdica a partir do que já conheciam. Assim, atividades pedagógicas diferenciadas valorizando a brincadeira proporciona que a criança viva, compreenda e aprenda deixando sua marca no mundo, levando a reflexão sobre a nossa prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Publicado

2018-10-17

Métricas


Visualizações do artigo: 217     PDF (Português (Brasil)) downloads: 306

Como Citar

AGUIAR, CAMILE DE ARAUJO; DA PALMA, Rute Cristina Domingos. NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VAMOS BRINCAR DE "FEIRINHA”?. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n. 2, p. 161–172, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.161-172. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/36. Acesso em: 22 nov. 2024.