NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VAMOS BRINCAR DE "FEIRINHA”?
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.161-172Palabras clave:
Educação Infantil. Matemática. Espaço. Cenário.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar como os espaços organizados intencionalmente podem potencializar as aprendizagens de noções matemáticas na Educação Infantil em uma escola municipal de Cuiabá. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa e os procedimentos e instrumentos de produção de dados: a observação, os documentos escolares, caderno de campo, registros de vídeo e fotográficos no desenvolvimento da pesquisa. Neste texto apresentamos a análise das manifestações das crianças intitulada cenário “Feirinha”. Os resultados indicam que as manifestações surgidas durante a intervenção oportunizou as crianças se apropriarem de outros significados de forma lúdica a partir do que já conheciam. Assim, atividades pedagógicas diferenciadas valorizando a brincadeira proporciona que a criança viva, compreenda e aprenda deixando sua marca no mundo, levando a reflexão sobre a nossa prática pedagógica.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 217 PDF (Português (Brasil)) downloads: 306