Circunstâncias de uma Educação Matemática do/no campo em Mato Grosso do Sul
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024009Palavras-chave:
Urbanocentrismo, Educação Matemática, Escola Multisseriada, CotidianoResumo
Este texto visa apresentar uma narrativa das vivências de um pesquisador enquanto estudante de uma escola do campo que funcionou de 2001 a 2009 em uma comunidade rural denominada Assentamento Nova Era, em Ponta Porã–MS. Essa narrativa foi produzida com inspirações na metodologia da História Oral e teve como fundamento a potencialidade do narrar para ampliar o horizonte de histórias a serem contadas sobre a educação escolar. Algumas das reflexões e aspectos apontados no texto se referem às diversidades de uma comunidade que teve o direito à educação próximo à residência negado, explicitam as relações estabelecidas entre os estudantes e uma professora de matemática residente no assentamento e problematizam a importância de uma Educação do Campo a partir do cotidiano dos estudantes.
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Referências
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