Circunstâncias de uma Educação Matemática do/no campo em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024009

Palavras-chave:

Urbanocentrismo, Educação Matemática, Escola Multisseriada, Cotidiano

Resumo

Este texto visa apresentar uma narrativa das vivências de um pesquisador enquanto estudante de uma escola do campo que funcionou de 2001 a 2009 em uma comunidade rural denominada Assentamento Nova Era, em Ponta Porã–MS. Essa narrativa foi produzida com inspirações na metodologia da História Oral e teve como fundamento a potencialidade do narrar para ampliar o horizonte de histórias a serem contadas sobre a educação escolar. Algumas das reflexões e aspectos apontados no texto se referem às diversidades de uma comunidade que teve o direito à educação próximo à residência negado, explicitam as relações estabelecidas entre os estudantes e uma professora de matemática residente no assentamento e problematizam a importância de uma Educação do Campo a partir do cotidiano dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Biografias Autor

Gleisson Santos de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Mineiro de Educação Superior (IMES-2023), especialista em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho Pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-2023).  Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande–MS, Brasil.

Carla Regina Mariano da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro). Professora Associada do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande–MS, Brasil.

Referências

ARROYO, M. G; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, n.º 2. – Brasília, DF.

ARROYO, M. G; FERNANDES, B. M. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, v. 27, p. 157–176, 2007.

ARROYO, M. G; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Vozes. 2000.

Dicionário da Educação do Campo. Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. — Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

DOS SANTOS, J. R. V; BARBOSA, E. P; LINARDI, P. R. Uma discussão de atividades baseadas em categorias do cotidiano na formação de professores que ensinam matemática. VIDYA, v. 38, n. 1, p. 39-57, 2018.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação Básica do Campo” (texto preparatório, 1998). In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (organizadores). Por uma Educação do Campo. 5. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1997.

GARNICA, A. V. M.; GOMES, M. L. M. História oral: diversidade, pluralidade e narratividade em educação matemática. In: GONÇALVES, H. L. J. (Org.). Educação Matemática & Diversidade(s). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

HAGE, S. M. Movimentos sociais do campo e a afirmação do direito à educação: pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amazônia paraense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 87, n. 217, p. 302-312, set./dez. 2006.

NASCIMENTO, F. C. B.; BICALHO, R. Breve contextualização da educação rural no Brasil e os contrastes com a educação do campo. Educação em Debate, Fortaleza, ano 41, nº 78 - jan./abr. 2019.

PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, vol. 1, n° 2, 1996.

Publicado

2024-08-20

Métricas


Visualizações do artigo: 38     PDF (Português (Brasil)) downloads: 35

Como Citar

OLIVEIRA, Gleisson Santos de; SILVA, Carla Regina Mariano da. Circunstâncias de uma Educação Matemática do/no campo em Mato Grosso do Sul. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024009, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024009. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/158. Acesso em: 22 nov. 2024.