WebLEM como Ambiente de Ensino de Matemática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023009Palavras-chave:
webLEM, Laboratório de Ensino de Matemática, Laboratório Virtual, Professor de MatemáticaResumo
O contexto da pandemia da covid-19, um período desafiador que potencializou a necessidade de alternativas para a educação remota emergencial, demandou uma reinvenção das práticas docentes além da já existente educação a distância. Neste cenário, o webLEMum - Laboratório de Ensino de Matemática na internet - surge como uma resposta para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Nosso objetivo é, portanto, apresentar a construção desse ambiente virtual inovador, traçando paralelos entre laboratórios físicos e virtuais, além de considerar sua terminologia. A pesquisa que embasa a construção do webLEMum é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados apontam para as possíveis utilizações do webLEMum como ferramenta para o ensino e aprendizagem de matemática, evidenciando seu potencial como alternativa para estudantes e docentes que não dispõe destes recursos.
Downloads
Metrics
Referências
ALBUQUERQUE, A. R. L. et. al. Desenvolvimento de um Ambiente Weblab para a Área de Ciências Exatas. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia. v. 10, n. 10, p. 53-62, 2015. Disponível em: https://exatastecnologias.pgsscogna.com.br/rcext/article/download/3405/3037 Acesso em: 14 set. 2023.
ALMEIDA, B. A. de .; MACIEL, C. M. L. A. Impactos da pandemia na educação - ressignificação das práticas pedagógicas docentes, recorrendo ao letramento digital. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23053, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15584
BELLEMAIN, F.; BELLEMAIN, P. M. B.; GITIRANA, V. G. Simulação no ensino da matemática: um exemplo com Cabri-Géomètre para abordar os conceitos de área e perímetro. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, III SIPEM, 2006, Águas de Lindóia, SP.
BELO, E. do S. V.; BARROS, R. A. Aprendizagens no estágio supervisionado em matemática, em tempos de pandemia, na UFRR e na UEG. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22066, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14184
BERTONI, N. E.; GASPAR, M. J. Laboratório de ensino de matemática da Universidade de Brasília: uma trajetória de pesquisa em educação matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORBA. M. C.; PENTEADO M. G. Informática e Educação Matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
CARDOSO, L. S.; COSTA, D. E; MORAES, M. S. F. de. O ensino de fração por meio do Tangram: uma proposta de sequência didática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 91–107, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163
CARNEIRO, R. dos S.; LOPES, T. B.; DIAS, C. M. L. S. L. Ensino de matemática na Revista Prática Docente: uma análise de similitude com o uso do Iramuteq. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e035, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e35.id1586
CAVALCANTI, L. B. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de ensino de matemática na formação inicial de professor de matemática na modalidade EaD. 2014. 297 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2014.
COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 3, Setembro/Dezembro de 2015: 603-610.
CRUZ, A. J. G. et. al. WebLabs em Engenharia Química: desenvolvimento, implementação e operação remota de experimentos de transferência de massa via internet. In: COBENGE, 34. Anais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2006.
GOMES, J. B.; CEVALLOS, I. O laboratório de ensino de matemática da escola estadual padre Tiago: concepções dos professores sobre a sua utilização e implicações no processo de ensino e aprendizagem. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 16–30, 2018. https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.16-30
JIMÉNEZ, J. G. P; FRISON, M. D. A atividade de ensino como mediadora do e no processo de desenvolvimento profissional docente. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e22047, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22047.id1420
LÈVY, P. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo, Ed. 34, 1996. 157p.
LOPES, T. B.; COSTA, A. B.; COSTA, D. E. A Engenharia Didática no Ensino de Matemática: integração entre teoria e prática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e2022001, 2022. https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022001
LORENZATO, S. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
MARTINS, F. M.; SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; SMITH, D. P. Ensino de poliedros com GeoGebra: O caso do tetraedro e octaedro. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e2021001, 2021. https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021001
NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22015, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13035
OLIVEIRA, J. do N. M.; CUNHA, R. P.; CASTRO, P. M. de; FIORETTI, E. C. Análise das práticas pedagógicas dos professores no ensino remoto emergencial de duas escolas públicas de Roraima. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22034, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13212
PEREIRA, A. C. C.; OLIVEIRA, G. P. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076
RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M.; VIEIRA, K. M. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2015.
SANTOS, L. C. et al. Desenvolvimento de sequência didática com a utilização do geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do ensino médio. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 582–607, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671
SANTOS, B. O. As Relações Didático-Metodológicas Vivenciadas entre Professores que Ensinam Matemática em um Laboratório Virtual. 2020. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020.
SIEVERS, F. et. al. Weblab - um ambiente computacional de Aprendizagem interligada com experimentos reais de Física – experimento 1 – oscilador massa-mola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE, 35. Passo Fundo, RS, 2007. Anais. Passo Fundo, RS, 2007.
SILVA, F. L. Laboratório Virtual de Matemática: Uma abordagem complementar no ambiente Moodle para o aprendizado de Funções baseado em Objetos Digitais de Aprendizagem. 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade Estadual da Bahia, Salvador, BA, 2015.
VARIZO, Z. C. M.; CIVARDI, J. A. (Org.). Olhares e reflexões a cerca de concepções e práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PN: CRV, 2011.
XAVIER, J. L. de A.; ANDRADE, A. N. de.; LEANDRO, C. G.; CHAGAS, N. C. das. Análise bibliométrica sobre práticas pedagógicas com tecnologias digitais em tempos de covid-19. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23033, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14917
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 150 PDF (Português (Brasil)) downloads: 92