A Feira de Tangará da Serra MT: Um olhar para espaços de aprendizagens não escolarizados
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024006Palavras-chave:
Etnomatemática, Espaços Socioeducativos, Etnografia, Feira LivreResumo
Este artigo busca refletir sobre as matemáticas que precedem as vivências escolares dos nossos alunos, em seus contextos cotidianos, ao discutir aspectos da pesquisa desenvolvida ao derredor do tema “A Feira Central de Tangará da Serra – MT: um estudo sobre o universo etnográfico produzido e habitado por diferentes personagens”, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCEM), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de Barra do Bugres – MT. Trazemos, algumas percepções acerca das matemáticas vivenciadas pelas crianças e jovens que habitam o espaço socioeducativo da feira, ajudando seus familiares, como um caminho para dar visibilidade aos diversos espaços habitados por crianças e adolescentes, alunos de nossas escolas, e trazer essas reflexões para nossas aulas. A experiência vivenciada aconteceu no período de julho 2020 a dezembro de 2021. A abordagem etnográfica possibilitou contemplar o contexto cultural do feirante e evidenciar a importância de os conhecimentos produzidos e praticados ali dialogarem com as matemáticas escolares e que essas ações deveriam fazer parte do trabalho cotidiano de todo educador.
Downloads
Metrics
Referências
CASTRO, J. T. Vá e conte ao seu povo: interpretações e mediações no trabalho antropológico. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 3, n. 1, p. 79-91, jan.-abr. 2008.
CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Tradução Ephraim Ferreira Alves. 3º ed. Petróplis: Vozes, 1998.
CARRAHER, T. N.; CARRAHER, D. W.; SCHLIEMANN, A. L. D. Na vida dez, na escola zero. 16ª edição. São Paulo: Cortez, 2011. 208 p.
D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1990.
D'AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade / Ubiratan D'Ambrosio. - São Paulo: Palas Athena, 1997.
D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.
D'AMBROSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática / Ubiratan D''Ambrosio. – 23ª ed. - Campinas, SP: Papirus, 2012.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática e Educação em tempos de pandemia. Semana da matemática – XXI SEMAT/ BBG. Palestrante: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio – Unicamp/Unesp Mediador: Prof. Dr. Adailton Alves da Silva – UNEMAT/Barra do Bugres, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qWHwqMK3VEs&t=4161s. Novembro de 2020.
DIÁRIO DA SERRA. Fundada em 1981, Feira do Produtor conta hoje com 308 associados. Jornal Diário da Serra, Tangará da Serra, 19 de março de 2012. Seção 2. Jornal Impresso.
FANTINATO, M. C.; FREITAS, A. V. Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios / organização Maria Cecilia Fantinato, Adriano Vargas Freitas. - 1. ed. - Jundiaí [SP]: Paço, 2018. 232 p.
FASHEH, M. Matemática, Cultura e Poder. Revista Zetetiké – CEMPEM – FE/ UNICAMP. v. 6 - nº9,1998.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEERTZ, C., 1926. A interpretação das culturas. 1 ed., 13º reimpr. – Rio de Janeiro: LTC, 2008. 323p.
LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Argentina. Editora: Homo sapiens Ediciones, 2009.
OLIVEIRA, C. E. História de Tangará da Serra / Carlos Edinei de Oliveira. – Tangará da Serra: Gráfica e Editora Sanches Ltda, 2012. 162p.
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica/Ole Skovsmose; tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. - Campinas, SP: Papirus, 2014.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 84 PDF (Português (Brasil)) downloads: 28