Percepções dos licenciandos em Pedagogia de um Campus da UFPA sobre a formação para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023008Palavras-chave:
Formação de professores, Professor polivalente, Matemática, Recursos lúdicosResumo
A atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma atribuição do profissional licenciado em Pedagogia, considerado um professor polivalente por ter que assumir diferentes disciplinas na educação básica, dentre elas a Matemática. O artigo em tela tem como objetivo analisar como ocorre a formação para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Com abordagem qualitativa, a pesquisa é do tipo documental, com análise do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do supracitado campus. Além disso, outros dados foram produzidos a partir da resposta de oito alunos do curso a um formulário eletrônico. Os dados mostram que há uma lacuna no processo de formação desses profissionais, com ênfase para a baixa carga horária do curso para disciplinas com essa finalidade; sem uso de recursos lúdicos para a aprendizagem tanto dos conteúdos quanto de novas metodologias por parte do docente que atua com a disciplina. Assim, é possível concluir a necessidade de ampliação dessa carga horária na formação, para se pensar tanto nas metodologias quanto no aprofundamento de conteúdos de matemática tanto para os anos iniciais do ensino fundamental quanto para a educação infantil.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, M. B; LIMA, M. G. Formação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação [online]. 2012, v. 18, n. 2, p. 451-468. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/z5hWcCJWx8XHzjtfVzg7ZWK/?lang=pt Acesso em: 3 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006. Seção I, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 25 dez. 2022.
BRASIL. Mistério da educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
CORREIA, C. E. F. A formação (Matemática) dos professores polivalentes. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 11, n. 13, p. 9–24, 2008. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/323. Acesso em: 5 jan. 2022.
CUNHA, D. R. Matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – PUCRS, Porto Alegre, 2010. Disponível: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3394
CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamerica de Educación, Madrid, v. 37, n. 5, p. 1-9, 2005. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2687/3669. Acesso em: 19 jun. 2022.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimento para ensinar matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponivel: educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Tese_curi.pdf
CURY, H. N. Pesquisas em análises de erros no ensino superior: retrospectiva e novos resultados. FROTA, M. C. R., NASSER, L. (Org.). Educação matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM. 2009.
DAROS, J. T. As percepções docentes sobre as dificuldades de aprendizagem do ensino da Matemática nos anos iniciais: um estudo de caso em uma escola conveniada em Altamira-PA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação, Altamira, 2023. Disponível: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/5840/1/TCC_PercepcoesDocentesSobre. Acesso: 10 set. 2023.
FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1718. Acesso em: 17 maio 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente educativa. São Paulo. Editora Paz e Terra.1996.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Ed. 7º , São Paulo, Atlas, 2019.
LEIVAS, J. C. P. Resolução de problemas e as operações de adição e subtração na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 1, 2019, p. 5-10. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/544. Acesso em: 26 ago. 2023.
LIMA, S. M. A formação do/a pedagogo/a e o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. Ufmt.br, 2022. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFMT_b69d68f0dcf6eb99fbf81d9a870e9db4. Acesso em: 05 nov. 2023.
MALDANER, A. S. Formação do/a pedagogo/a para o ensino da matemática nos anos iniciais: um olhar para os currículos das universidades federais no brasil. Dissertação (Mestrado) UFPR, Paraná, 2020. Disponível em: acervodigital.ufpr.br/handle/1884/69305. Acesso em: 05 nov. 2023.
MASOLA, W. J; ALLEVATO, N. S. G. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 64-74, jun. 2016. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/REBES/article/view/1267. Acesso em: 17 ago. 2023.
SAMPIERI, H; COLLADO, R. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2006.
SANTOS, S. M; ALMEIDA, I. M. M. Z. P. Medo de Matemática e Trauma na Relação com o Aprender: uma leitura psicanalítica. Bolema, v. 36, p. 1273-1292, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/7vQhs3s9MYBFVpJ7xLWTPyR/?lang=pt. Acesso em: 26 ago. 2023.
SHULMAN, L. S. Quem Entende: Crescimento do Conhecimento no Ensino. Educational Researcher. v.15, n. 2. 1986, p.4-14. Disponível em: shulman_ThoseWhoUnderstandKnowledgeGrowthTeaching_1986-jy.pdf (washington.edu). Acesso em: 26 ago. 2023.
TOLENTINO, J. D. L; FERREIRA, A. C; TORISU, M. E. Autoeficácia matemática e motivação para aprender na formação inicial de pedagogos. Educação em Revista, v. 36, p. e227158, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Rr8j5WvqKyp7rztt3jj6ZSr/?format=html Acesso em: 16 mar. 2023.
UFPA – Universidade Federal do Pará. Resolução n. 5.176, de 17 de abril de 2019 aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, de interesse do Campus Universitário de Altamira.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 135 PDF (Português (Brasil)) downloads: 88