Percepções dos licenciandos em Pedagogia de um Campus da UFPA sobre a formação para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023008Palavras-chave:
Formação de professores, Professor polivalente, Matemática, Recursos lúdicosResumo
A atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma atribuição do profissional licenciado em Pedagogia, considerado um professor polivalente por ter que assumir diferentes disciplinas na educação básica, dentre elas a Matemática. O artigo em tela tem como objetivo analisar como ocorre a formação para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Com abordagem qualitativa, a pesquisa é do tipo documental, com análise do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do supracitado campus. Além disso, outros dados foram produzidos a partir da resposta de oito alunos do curso a um formulário eletrônico. Os dados mostram que há uma lacuna no processo de formação desses profissionais, com ênfase para a baixa carga horária do curso para disciplinas com essa finalidade; sem uso de recursos lúdicos para a aprendizagem tanto dos conteúdos quanto de novas metodologias por parte do docente que atua com a disciplina. Assim, é possível concluir a necessidade de ampliação dessa carga horária na formação, para se pensar tanto nas metodologias quanto no aprofundamento de conteúdos de matemática tanto para os anos iniciais do ensino fundamental quanto para a educação infantil.
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