O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007

Palavras-chave:

História da probabilidade, Jogos e materiais manipuláveis, Sequência didática, Ensino de probabilidade

Resumo

Os jogos e materiais didáticos têm se tornado importantes instrumentos didáticos no ensino em todos os níveis, podendo ser associados a conceitos de diversas áreas, incluindo a Matemática. Este trabalho tem como problemática: quais a premissas necessárias para a elaboração e utilização de uma sequência didática, com o uso de jogos, para o ensino e aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio? Para elucidar essa questão, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica na constituição de uma evolução histórica do objeto matemático probabilidade e investigar o uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de Matemática. A sequência didática resultante utiliza o jogo denominado Roleta das Probabilidades, que é destinado ao ensino de conceitos como espaço amostral, evento certo, evento impossível, evento complementar, união e intersecção de eventos, além de cálculo de probabilidade. O material produzido neste trabalho pode ser aplicado nos demais conteúdos de probabilidade, visto que o jogo produzido pode ser facilmente readequado até mesmo para outros conteúdos da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Biografias Autor

Erica Cristina da Silva Andrade, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professor Adjunto na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor Assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gurupi, Tocantins, Brasil.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação -. Brasília: MEC/SEF, 2018.

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de Matemática. TCC (Licenciatura em Matemática), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96526.

CABRAL, N. F. Sequências Didáticas. Belém - Pará: SBEM/SBEM-PA, 2017. Disponível em: http://sbemparana.com.br/site/index.php.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações. São Paulo: Ática, 2016.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso dos materiais concretos e jogos no ensino da matemática. In: BOLEMA, ano 4 – nº7, São Paulo, 1990. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/14062012_curso_47_e_51_-_matematica_-_emersom_rolkouski_-_texto_1.pdf.

GAVANSKI, D.; LIMA, R. V. Materiais Concretos no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: Reflexões e proposições. In: BURAK, D.; PACHECO, E. R.; KLUBER, T. E. (org.). Educação Matemática: Reflexões e Ações. Curitiba: Editora Crv, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LOPES, C. E.; MEIRELLES, E. O Desenvolvimento da probabilidade e da estatística. In: XVIII Encontro Regional De Professores de Matemática, LEM/IMECC/Unicamp, Campinas, 2005. Disponível em: https://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc02_b.pdf.

LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

RÊGO, R. M.; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas SP: Editora Autores Associados, 2006. p. 39-56.

ROSÁRIO, M. I. C. Lúdico no Ensino aprendizagem: Matemática Fundamental II. TCC (Licenciatura em Matemática), Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/11584553-Ludico-no-ensino-aprendizagem-matematica fundamental-ii.html.

SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; SANTOS, L. S. B. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. TCC (Licenciatura em Matemática), Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Santos.pdf.

VIALI, L. Algumas considerações sobre a origem da teoria da probabilidade. In: Revista Brasileira de História da Matemática, v. 8, n. 16, 2008. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/177/163.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2023-11-16

Métricas


Visualizações do artigo: 146     PDF (Português (Brasil)) downloads: 123

Como Citar

ANDRADE, Erica Cristina da Silva; CARNEIRO, Rogerio dos Santos; CARNEIRO, Raylson dos Santos. O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023007, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/130. Acesso em: 22 nov. 2024.