O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007

Palabras clave:

História da probabilidade, Jogos e materiais manipuláveis, Sequência didática, Ensino de probabilidade

Resumen

Os jogos e materiais didáticos têm se tornado importantes instrumentos didáticos no ensino em todos os níveis, podendo ser associados a conceitos de diversas áreas, incluindo a Matemática. Este trabalho tem como problemática: quais a premissas necessárias para a elaboração e utilização de uma sequência didática, com o uso de jogos, para o ensino e aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio? Para elucidar essa questão, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica na constituição de uma evolução histórica do objeto matemático probabilidade e investigar o uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de Matemática. A sequência didática resultante utiliza o jogo denominado Roleta das Probabilidades, que é destinado ao ensino de conceitos como espaço amostral, evento certo, evento impossível, evento complementar, união e intersecção de eventos, além de cálculo de probabilidade. O material produzido neste trabalho pode ser aplicado nos demais conteúdos de probabilidade, visto que o jogo produzido pode ser facilmente readequado até mesmo para outros conteúdos da Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Erica Cristina da Silva Andrade, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professor Adjunto na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor Assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gurupi, Tocantins, Brasil.

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação -. Brasília: MEC/SEF, 2018.

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de Matemática. TCC (Licenciatura em Matemática), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96526.

CABRAL, N. F. Sequências Didáticas. Belém - Pará: SBEM/SBEM-PA, 2017. Disponível em: http://sbemparana.com.br/site/index.php.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações. São Paulo: Ática, 2016.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso dos materiais concretos e jogos no ensino da matemática. In: BOLEMA, ano 4 – nº7, São Paulo, 1990. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/14062012_curso_47_e_51_-_matematica_-_emersom_rolkouski_-_texto_1.pdf.

GAVANSKI, D.; LIMA, R. V. Materiais Concretos no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: Reflexões e proposições. In: BURAK, D.; PACHECO, E. R.; KLUBER, T. E. (org.). Educação Matemática: Reflexões e Ações. Curitiba: Editora Crv, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LOPES, C. E.; MEIRELLES, E. O Desenvolvimento da probabilidade e da estatística. In: XVIII Encontro Regional De Professores de Matemática, LEM/IMECC/Unicamp, Campinas, 2005. Disponível em: https://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc02_b.pdf.

LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

RÊGO, R. M.; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas SP: Editora Autores Associados, 2006. p. 39-56.

ROSÁRIO, M. I. C. Lúdico no Ensino aprendizagem: Matemática Fundamental II. TCC (Licenciatura em Matemática), Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/11584553-Ludico-no-ensino-aprendizagem-matematica fundamental-ii.html.

SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; SANTOS, L. S. B. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. TCC (Licenciatura em Matemática), Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Santos.pdf.

VIALI, L. Algumas considerações sobre a origem da teoria da probabilidade. In: Revista Brasileira de História da Matemática, v. 8, n. 16, 2008. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/177/163.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2023-11-16

Métricas


Visualizações do artigo: 71     PDF (Português (Brasil)) downloads: 65

Cómo citar

ANDRADE, Erica Cristina da Silva; CARNEIRO, Rogerio dos Santos; CARNEIRO, Raylson dos Santos. O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023007, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/130. Acesso em: 20 may. 2024.