Ressonância Colaborativa, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Coensino: uma experiência de promoção de inclusão escolar

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021007

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação Inclusiva, Funções Quadráticas, DUA, Coensino

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato reflexivo de uma ação pedagógica colaborativa na qual uma professora em formação inicial, uma professora de atendimento educacional especializado, uma professora de sala regular e um professor formador, na perspectiva do DUA, elaboram, adaptam e aplicam um roteiro de atividade com o objetivo de proporcionar a equidade entre vinte sete alunos, incluindo um aluno deficiente visual, em um primeiro ano do ensino médio. Como recurso didático recorremos aos materiais manipuláveis multiplano e geoplano para adaptar as atividades nas quais todos os alunos – cego e videntes –, foram instigados a estudar, de forma equitativa, o esboço e análise do comportamento do gráfico da função quadrática. Ao final, como reflexão tecemos algumas considerações a respeito do DUA como método de ensino no contexto da educação inclusiva e do Coensino como modo de organização do trabalho docente na busca pela promoção de uma educação escolar inclusiva.

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Biografias Autor

Débora Kézya Brasileiro Cardoso, Escola Estadual Manoel Soares Campos

Licenciada em Ciências Naturais e Matemática; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora de Matemática; Escola Estadual Manoel Soares Campos (SEDUC), Cláudia, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dom Aquino Corrêa, 492, CEP: 78540-000, centro, Cláudia, Mato Grosso, Brasil.

Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorado em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro). Professor do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop. Atua em cursos de licenciatura e bacharelado de graduação, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), Sinop, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua das Primaveras, 5253, Jardim Primavera, Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Lucilene Rodrigues Banhos, Escola Estadual Mario Spinelli

Especialização em Educação Matemática; Institucional MT de Pós-graduação (IMP). Professora de Matemática; Escola Estadual Mario Spinelli (SEDUC), Pontes e Lacerda, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 14 de Fevereiro, 325, Vila Guaporé, Mato Grosso, Brasil.

Lia Mara dos Santos, Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis

Especialização em Educação Especial e Inclusão; Faculdades Integradas de Várzea Grande (FIAVEC). Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis, Sinop, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência:  Avenida das Palmeiras, de 348 a 890, lado par, Jardim Primavera, Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2021-11-10

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Como Citar

CARDOSO, Débora Kézya Brasileiro; BARBOSA, Edson Pereira; BANHOS, Lucilene Rodrigues; SANTOS, Lia Mara dos. Ressonância Colaborativa, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Coensino: uma experiência de promoção de inclusão escolar. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 4, p. e2021007, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021007. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/124. Acesso em: 22 nov. 2024.