Ressonância Colaborativa, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Coensino: uma experiência de promoção de inclusão escolar
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021007Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Educação Inclusiva, Funções Quadráticas, DUA, CoensinoResumo
O presente trabalho apresenta um relato reflexivo de uma ação pedagógica colaborativa na qual uma professora em formação inicial, uma professora de atendimento educacional especializado, uma professora de sala regular e um professor formador, na perspectiva do DUA, elaboram, adaptam e aplicam um roteiro de atividade com o objetivo de proporcionar a equidade entre vinte sete alunos, incluindo um aluno deficiente visual, em um primeiro ano do ensino médio. Como recurso didático recorremos aos materiais manipuláveis multiplano e geoplano para adaptar as atividades nas quais todos os alunos – cego e videntes –, foram instigados a estudar, de forma equitativa, o esboço e análise do comportamento do gráfico da função quadrática. Ao final, como reflexão tecemos algumas considerações a respeito do DUA como método de ensino no contexto da educação inclusiva e do Coensino como modo de organização do trabalho docente na busca pela promoção de uma educação escolar inclusiva.
Downloads
Metrics
Referências
BARBOSA, E. P. Soroban e Multiplano como Recursos Didáticos para Ensinar Matemática. Projeto de Extensão PBEXT Ações/UFMT. Sinop (MT): CODEX-UFMT, 2019.
BARBOSA, E. P.; GRUNENNVALD, A. C. R. Estágio supervisionado: da intenção de aproximação aos (des)encontros na relação universidade-escola. In: MELLO, I. C.; GOMES, L. A.; HARDOIM, E. L. (organizadoras) Estágio curricular supervisionado de cursos da UFMT. – Cuiabá: EdUFMT, p. 11-22, 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 set. 2001, Seção 1E, p. 39-40.
BUSS, B.; GIACOMAZZO, G. F. As Interações Pedagógicas na Perspectiva do Ensino Colaborativo (Coensino): Diálogos com o Segundo Professor de Turma em Santa Catarina. Revista Brasileira de Educação Especial. Bauru São Paulo, v.25, n. 4, out./dez. p. 655-674, 2019. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400008
COCHRAN-SMITH, M. Reinventing student teaching. Journal of Teacher Education 42 (2), p. 104 - 118, 1991.
DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações, ensino médio/ Luiz Roberto Dante. -3. ed.-São Paulo: Ática, 2016.
LINS, R. C. A diferença como oportunidade para aprender. In Anais do 14 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) (p. 530-550). Porto Alegre, 2008.
MALLMANN, E. M. Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva. Caderno de Pesquisa.[online]. 2015, vol.45, n.155, pp.76-98. https://doi.org/10.1590/198053143088.
MENDES, E. G. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial / Enicéia Gonçalves Mendes, Carla Ariela Rios Vilaronga, Ana Paula Zerbato. – São Carlos: EdUFSCar, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
NUNES, C.; MADUREIRA, I. 2015. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, 5(2):p.126-143. Disponível em: https://doi.org/10,25757/INVEP.v512.84
RODRIGUES, J. M. SALES, E. R. Os desafios no ensino de matemática para uma aluna com deficiência visual em uma escola inclusiva. Rev. REAMEC, v.8, n.1, p. 139-151, janeiro-abril, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9722
UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e Matemática: Habilitação em matemática do Campus Universitário de Sinop. Cuiabá (MT), 2010.
VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. Bras. Estud. Pedagog. vol.95 n. 239 Brasília Jan./Apr. p. 139-151, 2014. https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100008
ZAMBIASI, G. A. M.; SANTOS, L. M.; TEREBINTO, M. A. C.; BARBOSA, E. P. Episódios de Colaboração e Agenciamento de um Processo de Ensino e Aprendizagem de Funções com um Aluno Cego. In: QUIRINO, E. A et.al. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. Volume 2. Cuiabá: Fundação Uniselva/MT Ciências, 2020. P. 149-169.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 75 PDF (Português (Brasil)) downloads: 80