METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DE PESQUISA

Autores

  • Juliana Stascovian ju_stta@hotmail.com
    Escola Estadual "29 de Novembro"
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Senhora lauraisabelvasc@hotmail.com
    UNIC - Universidade de Cuiabá

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.75-89

Palavras-chave:

Livro Didático., Ensino de Matemática., Escola Primária.

Resumo

Este trabalho é parte inicial da pesquisa de Mestrado em desenvolvimento com o objetivo de analisar as potencialidades do livro didático de Matemática como uma ferramenta essencial para a formação do professor da escola primária. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Tem como objeto de estudo o manual pedagógico “Escola Viva: Metodologia do Ensino Primário” do Professor Afro do Amaral Fontoura do ano de 1965 com a finalidade de compreender os processos e dinâmicas do processo de formação de professores da escola primária e consequentemente o ensino de Matemática em outros tempos. A abordagem da pesquisa é a teórico-metodológica da história cultural ancorada em autores como Chartier (1990) na História Cultural, Chervel (1990) com a História das Disciplinas Escolares e Julia (2001) que escreve a História das Disciplinas Escolares como Objeto Histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Stascovian, Escola Estadual "29 de Novembro"

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade de Cuiabá - UNIC e Professora na Escola Estadual “29 de Novembro” em Tangará da Serra - MT

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Senhora, UNIC - Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 200     PDF downloads: 446

Como Citar

Stascovian, J., & Marques Vasconcelos de Almeida, L. I. (2018). METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DE PESQUISA. CoInspiração - Revista Dos Professores Que Ensinam Matemática, 1(2), 75–89. https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.75-89