METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DE PESQUISA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.75-89Palabras clave:
Livro Didático., Ensino de Matemática., Escola Primária.Resumen
Este trabalho é parte inicial da pesquisa de Mestrado em desenvolvimento com o objetivo de analisar as potencialidades do livro didático de Matemática como uma ferramenta essencial para a formação do professor da escola primária. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Tem como objeto de estudo o manual pedagógico “Escola Viva: Metodologia do Ensino Primário” do Professor Afro do Amaral Fontoura do ano de 1965 com a finalidade de compreender os processos e dinâmicas do processo de formação de professores da escola primária e consequentemente o ensino de Matemática em outros tempos. A abordagem da pesquisa é a teórico-metodológica da história cultural ancorada em autores como Chartier (1990) na História Cultural, Chervel (1990) com a História das Disciplinas Escolares e Julia (2001) que escreve a História das Disciplinas Escolares como Objeto Histórico.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 259 PDF (Português (Brasil)) downloads: 537