O USO DO JOGO PIFE MATEMÁTICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EJA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.221-232Palavras-chave:
Jogo Matemático. Processo de Ensino. Processo de Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo utilizar o jogo matemático como uma proposta para facilitar os processos de ensino e aprendizagem da matemática, em especial o jogo de sinais matemáticos, buscando despertar maior interesse dos alunos por esta disciplina. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e com enfoque de pesquisa-ação. A prática consiste em utilizar o jogo “Pife Matemático” durante as aulas para fixação dos conceitos de jogos de sinais em diversas operações matemáticas. Assim, como principais resultados destacamos: i) A dificuldade que os alunos apresentam inicialmente para compreender o jogo de sinas; ii) O empenho dos alunos e a desenvoltura em realizar os cálculos e jogos de sinais mediante o jogo; iii) O jogo como ferramenta importante nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Diante disso, acreditamos que este trabalho possui relevância no âmbito educacional e trás diversos benefícios tanto para o ensino quanto para a aprendizagem de matemática.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 643 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1808