Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores
Cada autor ou coautor pode publicar somente um trabalho (artigo/relato de experiência ou Entrevista) por ano. Caso submeta e aprove mais de um, os trabalhos excedentes serão programados para serem publicados nas edições posteriores.
MODALIDADES DE PUBLICAÇÃO
  • Artigos Científicos;
  • Relatos de Experiências;
  • Entrevistas;
Os textos submetidos devem ser inéditos, podem ser enviados trabalhos apresentados em congressos, desde que apresentem um aprofundamento em relação ao texto original. Os documentos submetidos devem seguir as normas atuais da ABNT, conforme TEMPLATE.

Antes de submeter o artigo à Revista o autor deve ler as normas de submissão e incluir o artigo no TEMPLATE da CoInspiração: revista dos professores que ensinam matemática.

  • Marcar o aceite da declaração de direito autoral;
  • Incluir os dados dos autores, incluindo nome, biografia, e-mail e orcid e os dados do artigo ou relato de experiência: nome e resumo no sistema da CoInspiração: revista dos professores que ensinam matemática.
  • O texto no corpo do trabalho está fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha dos parágrafos 1,25, folha A4, margens superior, direita e esquerda 2,5 e inferior de 2; sem espaços antes ou depois dos parágrafos; as figuras, tabelas ou quadros estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Transferir o artigo identificado e não identificado em Word a ser submetido à Revista;
  • Finalizar a submissão.
Dimensão dos trabalhos
MODALIDADES DE SUBMISSÕES Nº de Páginas
Artigos Científicos – pesquisas concluídas ou em andamento De 15 a 20 páginas
Relatos de Experiências - Atividades desenvolvidas em aulas de aula De 10 a 15 páginas
Entrevista com Educadores Matemáticos Livre
PARA SUBMISSÃO, DEVEM SER OBSERVADOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS
  1. a) Título do artigo (conciso contendo no máximo 15 palavras). Utilizar maiúsculas somente na primeira letra, nomes próprios ou siglas. Conforme template.
  2. b) Resumo, em português, contendo de 100 a 150 palavras; digitado com espaçamento entrelinhas simples, justificado, sem recuo de parágrafo. Ressaltar objetivo, método e conclusões. É obrigatório apresentar o resumo na versão idioma em inglês e no espanhol. Além disso, no corpo do resumo, não é permitido apresentar citações em hipóteses nenhuma.
  3. c) Palavras-chave (até cinco palavras) devem ser esclarecedoras e representativas do conteúdo. Tratando-se de resumo em língua estrangeira deverão ser encaminhados o keywords, ou equivalente nas línguas solicitadas.
  4. d) Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) devem ser suprimidas do texto e enviadas separadamente via documento suplementar. Uma vez aceito o trabalho, tais dados voltarão para o texto na revisão final. Marcas de identificação do autor no texto, impossibilitarão o manuscrito de seguir para o trâmite de avaliação.
Os artigos, relatos de experiência e as Entrevistas, necessariamente, deverão ter passado por revisão textual para ser publicado. Os artigos aprovados deverão passar por revisão ortográfica e gramatical feita por profissional qualificado, preferencialmente com experiência em revisão de artigos científicos. O artigo revisado deve vir acompanhado de declaração do revisor. Sócios da SBEM têm desconto na revisão de artigos. A lista de revisores cadastrados pode ser acessada em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/noticias/840-socios-da-sbem-tem-descontos-na-revisao-e-traducao-de-artigos
FORMATAÇÃO
Fonte e espaçamentos – No título e subtítulo, quando houver, fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado, espaçamento 1,5 entrelinhas; Nas seções primárias, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, CAIXA ALTA, espaçamento 1,5. Nas seções secundárias, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado. No Texto no corpo terá como fonte Times New Roman, tamanho 12. O Texto no corpo terá como fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha dos parágrafos 1,25. Nas citações diretas, com mais de três linhas, devem seguir as normas da ABNT, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Nas notas de rodapé, fonte Times New Roman, tamanho 9. Nas referências utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, sem parágrafo, alinhado a esquerda, espaçamento simples e um espaço entre cada referência. Sem espaços antes ou depois dos parágrafos no texto do corpo.
Folha - A4
Margens - margens superior, direita e esquerda 2,5 e inferior de 2.


REFERÊNCIAS
As referências completas devem ser apresentadas de acordo com as normas técnicas NB-66 (NBR 6023) da ABNT e somente dos autores mencionados no corpo do texto, não de outras obras consultadas. Devem aparecer em ordem alfabética e não numeradas ou com marcadores de texto. Utilizar fonte 12, sem parágrafo, alinhado a esquerda, espaçamento simples e um espaço entre cada referência. Sempre que possível é obrigatório inserir os links para acessar as referências disponibilizadas na internet para que os avaliadores e leitores possam consultar imediatamente após (ou durante) a leitura do artigo, principalmente, quando se refere à artigo online (em periódicos ou anais de eventos), livro e/ou capítulo de livro em e-book, teses e dissertações.

Livros com 1 autor:
BURKE, P. O que é história do conhecimento? Tradução Cláudia Freire. São Paulo: Editora da UNESP, 2016.

Livros com 2 autores:
MENDES, I. A.; STAMATTO, M. I. S. Escolas Normais do Brasil: espaços de (trans)formação docente e produção de saberes profissionais. 1. ed. São Paulo: Ed. Livraria da Física, ANO.

Livros com 3 autores:
MENDES, I. A.;MACHADO, B. F.; SOARES, E. C. Aritméticas Lúdicas em Sala de Aula. 1. ed. Belém: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2016.

Livros com mais de 3 autores:
AUTOR, I. A.; [Informar todos os autores]. Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020.

Livros com organizadores, coordenadores:
OLIVEIRA, A. M. P. de.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 20 jan. ANO.
CYRINO, M. C. de C. T. (Org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam Matemática: perspectivas e desafios. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/tematicas_emergentes.pdf. Acesso em: 20 jan. ANO.

DISSERTAÇÕES, TESES, TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
CAVALCANTE, L. G. M.Experiência Estética com Formas Geométricas nos Anos Iniciais.2019. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2019. Disponível em: http://gpsem.online/dissertacoes. KHIDIR, K. S. Práticas Socioculturais Quilombolas para o Ensino de Matemática: mobilizações de saberes entre Comunidade e Escola. 2018. 190 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2018. Disponível em: http://gpsem.online/teses.

TRABALHOS DE EVENTOS:
ALVARADO PRADA, L. E. A. Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. In: IX Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais do IX ANDEP SUL – Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3179/482. Acesso em: 20 jan. ANO.

ARTIGOS DE REVISTAS/PERIÓDICOS:
CASTILLO, L. A.; MENDES, I. A. O CREPHIMat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em história da matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, v. 19, n. 32, p. 163-176, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210

LEIS, DECRETOS, PORTARIAS, ETC.:
BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 1, de 18/02/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
Obs.: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem obedecer à Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei 9.610/1998).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.