ESTIMULANDO A DEDUÇÃO COM A TORRE DE HANÓI

Autores

  • Saulo Silva Gusmão Filho sauloggf@gmail.com
    Universidade Federal de Pernambuco
  • Airton Temístocles Gonçalves de Castro airton@dmat.ufpe.br
    Universidade Federal de Pernambuco http://lattes.cnpq.br/1615361219032941

DOI:

10.61074/2596-0172.2019.v2.46-57

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos, Torre de Hanói, Dedução, Construtivismo

Resumo

A matemática é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil e cansativa de ser aprendida, e juntamente com o ensino tradicional e suas aulas expositivas que essas denominações foram ampliadas. Este artigo tem o construtivismo como base metodológica e visa apresentar uma proposta para a utilização da Torre de Hanói como base para o ensino e desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, tais como sequência recursiva, funções, progressões e conversão de unidades de tempo. De forma que os discentes possam formular hipóteses, fazer e validar conjecturas, observar e tentar encontrar relações com os dados recolhidos e deduzir fórmulas, proporcionando, dessa forma, a socialização entre os alunos, com momentos de aprendizagem compartilhada e desenvolvendo, nos mesmos, um novo olhar e uma nova forma de “pensar matemática”. É desenvolvido em quatro etapas: a apresentação da Torre de Hanói e sua história, a investigação de dados e observação de como se relacionam, introdução dos conceitos e por ultimo a dedução de fórmulas visando diferentes objetivos. Esta experiência ocorreu com alunos do terceiro ano da escola EREM Padre Osmar Novaes da cidade de Paulista, PE. Tem como principal objetivo apresentar novas propostas de ensino com jogos matemáticos e propor maneiras que permitem ao aluno a chance de pensar, criar, desenvolver ideias e inovar em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-06-23

Métricas


Visualizações do artigo: 489     PDF downloads: 739

Como Citar

GUSMÃO FILHO, Saulo Silva; GONÇALVES DE CASTRO, Airton Temístocles. ESTIMULANDO A DEDUÇÃO COM A TORRE DE HANÓI. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 2, n. 1, p. 46–57, 2019. DOI: 10.61074/2596-0172.2019.v2.46-57. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/60. Acesso em: 22 nov. 2024.