ESTIMULANDO A DEDUÇÃO COM A TORRE DE HANÓI
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.46-57Palabras clave:
Jogos Matemáticos, Torre de Hanói, Dedução, ConstrutivismoResumen
A matemática é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil e cansativa de ser aprendida, e juntamente com o ensino tradicional e suas aulas expositivas que essas denominações foram ampliadas. Este artigo tem o construtivismo como base metodológica e visa apresentar uma proposta para a utilização da Torre de Hanói como base para o ensino e desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, tais como sequência recursiva, funções, progressões e conversão de unidades de tempo. De forma que os discentes possam formular hipóteses, fazer e validar conjecturas, observar e tentar encontrar relações com os dados recolhidos e deduzir fórmulas, proporcionando, dessa forma, a socialização entre os alunos, com momentos de aprendizagem compartilhada e desenvolvendo, nos mesmos, um novo olhar e uma nova forma de “pensar matemática”. É desenvolvido em quatro etapas: a apresentação da Torre de Hanói e sua história, a investigação de dados e observação de como se relacionam, introdução dos conceitos e por ultimo a dedução de fórmulas visando diferentes objetivos. Esta experiência ocorreu com alunos do terceiro ano da escola EREM Padre Osmar Novaes da cidade de Paulista, PE. Tem como principal objetivo apresentar novas propostas de ensino com jogos matemáticos e propor maneiras que permitem ao aluno a chance de pensar, criar, desenvolver ideias e inovar em sala de aula.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 489 PDF (Português (Brasil)) downloads: 739