JOGOS E MATEMÁTICA NA RECEPÇÃO AOS CALOUROS: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO, APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO.
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.11-20Palavras-chave:
Acolhimento; Integração; Trabalho em equipe; Formação de Professores.Resumo
Este trabalho descreve atividades realizadas na Gincana que aconteceu na Semana do Calouro, preparada para a recepção dos novos alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso. Também salienta a importância de os novos alunos se sentirem acolhidos nessa nova etapa, pois conviverão com pessoas, culturas e mentalidades diferentes e, durante essa fase de adaptação devem sentir-se como parte do todo. O texto dá conta ainda de que a atividade, pautada na resolução de problemas e no uso de jogos, foi pensada no intuito de promover a integração e a socialização entre os alunos calouros e desses com os veteranos, mas também se configurou como uma aprendizagem para a docência. Por fim, destaca que a organização da Gincana permitiu que nos tornássemos protagonistas desse momento, construindo e partilhando saberes, avaliando materiais didáticos e elaborando provas que envolvessem conhecimentos e habilidades matemáticas, criatividade, raciocínio lógico e estratégia.
Downloads
Métricas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 355 pdf downloads: 0 PDF downloads: 263