Jogos e matemática na recepção aos calouros: uma experiência de protagonismo, aprendizagem e socialização.

Autores

  • Cássio Soares Ribeiro cassio-soares02@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso Campus Araguaia

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.231-240

Palavras-chave:

Acolhimento; Integração; Trabalho em equipe; Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho descreve atividades realizadas na Gincana que aconteceu na Semana do Calouro, preparada para a recepção dos novos alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso. Também salienta a importância de os novos alunos se sentirem acolhidos nessa nova etapa, pois conviverão com pessoas, culturas e mentalidades diferentes e, durante essa fase de adaptação devem sentir-se como parte do todo. O texto dá conta ainda de que a atividade, pautada na resolução de problemas e no uso de jogos, foi pensada no intuito de promover a integração e a socialização entre os alunos calouros e desses com os veteranos, mas também se configurou como uma aprendizagem para a docência. Por fim, destaca que a organização da Gincana permitiu que nos tornássemos protagonistas desse momento, construindo e partilhando saberes, avaliando materiais didáticos e elaborando provas que envolvessem conhecimentos e habilidades matemáticas, criatividade, raciocínio lógico e estratégia.  

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
343
Dec 07 '18Dec 10 '18Dec 13 '18Dec 16 '18Dec 19 '18Dec 22 '18Dec 25 '18Dec 28 '18Dec 31 '18Jan 01 '19Jan 04 '193.0
| |

Downloads

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 214     PDF downloads: 343

Como Citar

RIBEIRO, Cássio Soares. Jogos e matemática na recepção aos calouros: uma experiência de protagonismo, aprendizagem e socialização. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 1, n. 2, p. 231–240, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.231-240. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/38. Acesso em: 8 abr. 2025.