Jogos e matemática na recepção aos calouros: uma experiência de protagonismo, aprendizagem e socialização.

  • Cássio Soares Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso Campus Araguaia
Palavras-chave: Acolhimento; Integração; Trabalho em equipe; Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho descreve atividades realizadas na Gincana que aconteceu na Semana do Calouro, preparada para a recepção dos novos alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso. Também salienta a importância de os novos alunos se sentirem acolhidos nessa nova etapa, pois conviverão com pessoas, culturas e mentalidades diferentes e, durante essa fase de adaptação devem sentir-se como parte do todo. O texto dá conta ainda de que a atividade, pautada na resolução de problemas e no uso de jogos, foi pensada no intuito de promover a integração e a socialização entre os alunos calouros e desses com os veteranos, mas também se configurou como uma aprendizagem para a docência. Por fim, destaca que a organização da Gincana permitiu que nos tornássemos protagonistas desse momento, construindo e partilhando saberes, avaliando materiais didáticos e elaborando provas que envolvessem conhecimentos e habilidades matemáticas, criatividade, raciocínio lógico e estratégia.  

Publicado
2018-12-07