Programa Escola em Tempo Ampliado: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024011Palavras-chave:
Escola em Tempo Ampliado, Ensino e Aprendizagem, Ensino de MatemáticaResumo
Esse artigo é parte de uma pesquisa em andamento e objetiva destacar a organização, funcionamento e as possibilidades que o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) oportuniza aos estudantes e coopera para melhoria no rendimento escolar, especificamente, em matemática. A pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e interpretativa traz a experiência, o desenvolvimento do ETA em uma das escolas contempladas que participam efetivamente do Programa na rede municipal de Várzea Grande/MT. Muitos são os desafios apresentados, mas a ETA tem sido uma das alternativas efetivas que vem contribuindo para a qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, proporcionando, ainda, fortalecimento dos conteúdos escolares, condições de convivência, trocas de experiências e atitudes mais humanizadas.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, M. G. O Direito a Tempos-Espaços de um Justo e Digno Viver. In: MOLL, J. et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 33.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Ministério da Educação (MEC) Secretaria de Educação Básica (SEB). Conselho Nacional de Educação (CNE). Parceria – Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. Brasília, DF, 2018.
BRASIL. Lei Complementar nº 5.125/2023- Escola de Tempo Ampliado-ETA.
GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
GALLO, S. A educação integral numa perspectiva anarquista. In: CAVALIERE, A. M. V.; COELHO, L. M. C. Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002.
LOMONACO, Beatriz Penteado; SILVA, Letícia Araújo Moreira da. Percursos da educação integral em busca da qualidade e da equidade. São Paulo: Cenpec, 2013.
MORAES, M. C. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes, 2003.
MORIN, E. Os Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
MOTA, S. M. C. Escola de Tempo Integral: da concepção à prática. In: VI Seminário da Redestrado - Regulação Educacional de Trabalho Docente. UERJ. Rio de Janeiro, novembro de 2006. Disponível em: https://educacao.assis.sp.gov.br/arquivo.pdf. Acesso em:14 mai. 2024.
VÁRZEA GRANDE. Mato Grosso. Lei nº 4.102, de 08 de outubro de 2015.Dispõe sobre a Aprovação do Plano Municipal de Educação do Município de Várzea Grande/MT, para o decênio 2015-2025 e dá outras providências.
Disponível: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/Arquivo.pdf. Acesso em:12 mar.2024.
VÁRZEA GRANDE. Mato Grosso. Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Plano Municipal de Educação, 2015.
VÁRZEA GRANDE. Mato Grosso. Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Escola em Tempo Ampliado, 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 29 PDF downloads: 82