Noções Matemáticas por trás da construção de uma Canoa de Remo
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022006Palavras-chave:
Etnomatemática, Saber Tradicional, Canoa de Remo, Objetos MatemáticosResumo
Este trabalho aborda a matemática presente na construção de objetos, com foco na Etnomatemática, que explora conhecimentos matemáticos utilizados culturalmente por grupos de pessoas. O artigo analisa a matemática envolvida na fabricação de uma canoa de remo e sua conexão com o conhecimento científico e relaciona elementos matemáticos curvos com a Base Nacional Comum Curricular. Descreve-se o passo a passo da tarefa e abordam-se medidas, escavação e abertura por meio do fogo. Além disso, são apresentados dados matemáticos observados durante a construção da canoa e estabelecidas conexões entre o conhecimento tradicional e o científico. O trabalho sugere maneiras pelas quais professores podem incorporar experiências como essa em sala de aula e identificar objetos matemáticos nas estruturas das embarcações, nas ferramentas de carpintaria e no processo de produção, a fim de permitir que os alunos reconheçam, interpretem e integrem os conhecimentos científicos e tradicionais presentes na cultura do cotidiano.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Autêntica, 1990.
FARIAS, C. A.; MENDES, I. A. (Org.). Práticas socioculturais e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014. (Coleção Contextos da Ciência). p. 335-365.
PANTOJA, L. F. L. et al. Etnomatemática e construção naval: os saberes de geometria dos carpinteiros navais da vila do Itapuá-vigia/PA. Revista Cocar, Belém, ed. esp., n. 3, p. 207-224, jan. 2017. Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA.
SOUSA, G. C.; PEREIRA, M. I. da C. Etnomatemática: conceito e aplicações. In: Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade – ENEM, 10, 2010, Salvador, Anais eletrônicos [...]. Salvador: SBEM-BA, 2010, p. 01-10. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/CC/T22_CC1042.pdf
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 119 PDF downloads: 103