Educação Financeira na escola: como a inflação de preços influencia o orçamento familiar
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021005Palabras clave:
Educação Financeira, Orçamento familiar, Inflação, Base Nacional Comum CurricularResumen
Este trabalho traz o planejamento de uma sequência didática sobre Educação Financeira, para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola residência. Tal pesquisa – ação tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o uso adequado do dinheiro e da necessidade de um planejamento orçamentário, indo ao encontro das propostas da BNCC e trabalhando algumas Habilidades Socioemocionais. No decorrer das aulas os alunos assistiram a um vídeo sobre o uso adequado do dinheiro, preencheram uma planilha orçamentária e as apresentaram. Também puderam aprender sobre inflação e a importância do seu equilíbrio para o país. Por fim receberam o desafio de mostrar para a comunidade escolar a importância do uso consciente do dinheiro. Concluímos assim que o tema é muito pertinente e deve fazer parte das aulas do currículo regular para atingir um número maior de alunos e formar cidadãos conscientes e responsáveis.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/matematica-e-suas-tecnologias-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades >. Acesso em: out.
FONTANA, L. Educação financeira será obrigatória nas escolas no próximo ano. EU QUERO INVESTIR. 2019. Disponível em: < https://euqueroinvestir.com/educacao-financeira/educacao-financeira-obrigatoria-nas-escolas >. Acesso em: out. 2019.
HALLES, C. R.; SOKOLOWSKI, R.; HILGEMBERG, E. M. O Planejamento Financeiro como Instrumento de Qualidade de Vida. 2007. Disponível em:
< http://alaxendrodalpiva.blogspot.com/2015/06/o-planejamento-financeiro-como.html >. Acesso em: out. 2019.
MORAES, S. Desafio XXI: Formar indivíduos Conscientes e Consistentes. CLOUDCOACHING. Disponível em: < https://www.cloudcoaching.com.br/desafio-xxi-formar-individuos-conscientes-e-consistentes/ >. Acesso em: out. 2019.
TEIXEIRA, K. M. D. A Administração de Recursos na Família: Quem? Como? Por Que? Para Que? Viçosa: UFV, 2005. 15 p. Disponível em: < https://www.editoraufv.com.br/produto/a-administracao-de-recursos-na-familia-quem-como-por-que-para-que/1109492 >. Acesso em: out. 2019.
TERADA, Y. Estudo em Harvard questiona aula expositiva e defende esforço pela aprendizagem ativa. PORVIR. 2019. Disponível em: < https://porvir.org/estudantes-pensam-que-aula-expositiva-e-a-melhor-metodologia-mas-cientistas-discordam/>. Acesso em: out. 2019.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 140 PDF (Português (Brasil)) downloads: 78