Educação Financeira na escola: como a inflação de preços influencia o orçamento familiar

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021005

Keywords:

Educação Financeira, Orçamento familiar, Inflação, Base Nacional Comum Curricular

Abstract

Este trabalho traz o planejamento de uma sequência didática sobre Educação Financeira, para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola residência. Tal pesquisa – ação tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o uso adequado do dinheiro e da necessidade de um planejamento orçamentário, indo ao encontro das propostas da BNCC e trabalhando       algumas Habilidades Socioemocionais. No decorrer das aulas os alunos assistiram a um vídeo sobre o uso adequado do dinheiro, preencheram uma planilha orçamentária e as apresentaram. Também puderam aprender sobre inflação e a importância do seu equilíbrio para o país. Por fim receberam o desafio de mostrar para a comunidade escolar a importância do uso consciente do dinheiro. Concluímos assim que o tema é muito pertinente e deve fazer parte das aulas do currículo regular para atingir um número maior de alunos e formar cidadãos conscientes e responsáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Gisele de Oliveira Ribeiro Pereira, Escola SESC de Ensino Médio

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca). Professora de Matemática (Polo Educacional Sesc), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Av. Ayrton Senna, 5677, setor pedagógico, Jpa, Rio de Janeiro.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/matematica-e-suas-tecnologias-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades >. Acesso em: out.

FONTANA, L. Educação financeira será obrigatória nas escolas no próximo ano. EU QUERO INVESTIR. 2019. Disponível em: < https://euqueroinvestir.com/educacao-financeira/educacao-financeira-obrigatoria-nas-escolas >. Acesso em: out. 2019.

HALLES, C. R.; SOKOLOWSKI, R.; HILGEMBERG, E. M. O Planejamento Financeiro como Instrumento de Qualidade de Vida. 2007. Disponível em:

< http://alaxendrodalpiva.blogspot.com/2015/06/o-planejamento-financeiro-como.html >. Acesso em: out. 2019.

MORAES, S. Desafio XXI: Formar indivíduos Conscientes e Consistentes. CLOUDCOACHING. Disponível em: < https://www.cloudcoaching.com.br/desafio-xxi-formar-individuos-conscientes-e-consistentes/ >. Acesso em: out. 2019.

TEIXEIRA, K. M. D. A Administração de Recursos na Família: Quem? Como? Por Que? Para Que? Viçosa: UFV, 2005. 15 p. Disponível em: < https://www.editoraufv.com.br/produto/a-administracao-de-recursos-na-familia-quem-como-por-que-para-que/1109492 >. Acesso em: out. 2019.

TERADA, Y. Estudo em Harvard questiona aula expositiva e defende esforço pela aprendizagem ativa. PORVIR. 2019. Disponível em: < https://porvir.org/estudantes-pensam-que-aula-expositiva-e-a-melhor-metodologia-mas-cientistas-discordam/>. Acesso em: out. 2019.

Published

2021-09-15

Métricas


Visualizações do artigo: 140     PDF (Português (Brasil)) downloads: 78

How to Cite

PEREIRA, Gisele de Oliveira Ribeiro. Educação Financeira na escola: como a inflação de preços influencia o orçamento familiar. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 4, p. e2021005, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021005. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/73. Acesso em: 22 nov. 2024.