TECNOLOGIAS DIGITAIS-COM-MATEMÁTICA -E- CARTOONS

Autores/as

  • rosicacia Florêncio Costa rosicacia@hotmail.com
    Universidade do estado de Mato Grosso
  • Daise Pereira Lago Souto daise@unemat.br
    Universidade do estado de Mato Grosso

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.36-49

Palabras clave:

Ensino da Matemática; Desenho Animado; Mídias.

Resumen

Esse artigo tem como objetivo discutir como as tecnologias digitais utilizadas na produção de cartoons matemáticos participam do processo de aprendizagem da Matemática. Para tanto, nos fundamentamos em uma perspectiva teórico-metodológica que tem como vertentes a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias, a qual denomina-se Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias. Os dados foram produzidos durante uma pesquisa a nível de mestrado com alunos do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Oscar Soares do município de Juara, Estado de Mato Grosso. A metodologia adotada foi a qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevista e registro áudio visual. Os resultados indicam que é possível que as tecnologias digitais utilizadas na produção dos cartoons matemáticos podem contribuir para o processo de aprendizagem da Matemática. Oportunizando um trabalho coletivo, colaborativo com realização de discussões, questionamentos, críticas e argumentações, ou seja, estimular e possibilitar a ampliação dos espaços de produção matemática.

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Publicado

2018-08-06

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Cómo citar

COSTA, rosicacia Florêncio; SOUTO, Daise Pereira Lago. TECNOLOGIAS DIGITAIS-COM-MATEMÁTICA -E- CARTOONS. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 1, p. 36–49, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.36-49. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/6. Acesso em: 22 nov. 2024.