Formação inicial de professores para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Mateus de Souza Coelho Filho mcoelho436@gmail.com
  • Adelmo Carvalho da Silva SILVA adelmoufmt@gmail.com
    SBEM

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.60-74

Palabras clave:

Formação; Pedagogo; Ensinar; Matemática; Anos iniciais.

Resumen

Resumo: O texto apresentado constitui-se parte da pesquisa de doutoramento do autor. Objetiva analisar como a formação inicial de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para sua prática pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma abordagem qualitativa. Realizou-se um estudo bibliográfico, o qual foi construído com base nos escritos de D’ambrosio (1996), Curi (2004), Nacarato, Mengali, Passos (2011) além de outros autores que sustentaram teoricamente este estudo. A formação do professor, seja inicial ou contínua, pode contribuir de forma significativa para o professor desenvolver bem sua prática pedagógica, proporcionando aos alunos compreensões e aprendizagens para dialogarem e interagirem com a realidade no sentido de mudá-la de maneira expressiva, isto porque na formação inicial os professores adquirem conhecimentos teóricos e práticos, experiências e saberes importantes que os ajudaram no seu que fazer e como fazer pedagógico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mateus de Souza Coelho Filho

Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC.

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 189     PDF (Português (Brasil)) downloads: 395

Cómo citar

FILHO, Mateus de Souza Coelho; SILVA, Adelmo Carvalho da Silva. Formação inicial de professores para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 2, p. 60–74, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.60-74. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/44. Acesso em: 22 nov. 2024.