Formação inicial de professores para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Authors

  • Mateus de Souza Coelho Filho mcoelho436@gmail.com
  • Adelmo Carvalho da Silva SILVA adelmoufmt@gmail.com
    SBEM

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.60-74

Keywords:

Formação; Pedagogo; Ensinar; Matemática; Anos iniciais.

Abstract

Resumo: O texto apresentado constitui-se parte da pesquisa de doutoramento do autor. Objetiva analisar como a formação inicial de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para sua prática pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma abordagem qualitativa. Realizou-se um estudo bibliográfico, o qual foi construído com base nos escritos de D’ambrosio (1996), Curi (2004), Nacarato, Mengali, Passos (2011) além de outros autores que sustentaram teoricamente este estudo. A formação do professor, seja inicial ou contínua, pode contribuir de forma significativa para o professor desenvolver bem sua prática pedagógica, proporcionando aos alunos compreensões e aprendizagens para dialogarem e interagirem com a realidade no sentido de mudá-la de maneira expressiva, isto porque na formação inicial os professores adquirem conhecimentos teóricos e práticos, experiências e saberes importantes que os ajudaram no seu que fazer e como fazer pedagógico.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Mateus de Souza Coelho Filho

Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC.

Published

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 189     PDF (Português (Brasil)) downloads: 395

How to Cite

FILHO, Mateus de Souza Coelho; SILVA, Adelmo Carvalho da Silva. Formação inicial de professores para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, no. 2, p. 60–74, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.60-74. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/44. Acesso em: 22 nov. 2024.