A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA:CONTRIBUIÇÕES PARA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.233-243Palabras clave:
Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem; Inclusão.Resumen
Resumo
Nesse trabalho descreve-se um projeto desenvolvido com um grupo de pessoas da terceira idade, utilizando-se da metodologia da Modelagem Matemática para auxiliar na compreensão da Matemática Financeira. Este trabalho tem como objetivo verificar como a Modelagem Matemática pode contribuir para a vida cotidiana das pessoas da terceira idade; identificar o conhecimento matemático dos sujeitos envolvidos; averiguar numa amostragem a porcentagem de idosos com financiamento ou consignado e apresentar aos idosos modelos matemáticos que os ajudem na escolha da compra e ao realizar um empréstimo financeiro; buscando analisar quais contribuições que a proposta traz para o grupo da terceira idade, serão abordados conteúdos matemáticos que possam ser relacionado com o cotidiano dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Conclui-se que houve importantes discussões e o desenvolvimento dos conteúdos de Matemática Financeira e Estatística, obtendo-se excelentes resultados em relação ao interesse e à aprendizagem do grupo de idosos.
Descargas
Métricas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 416 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1079 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0