O CRESCIMENTO DA ALFACE APLICADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.146-160Palabras clave:
Modelagem Matemática. Ensino. Métodos dos Mínimos Quadrados. Alface.Resumen
Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus de Barra do Bugres, cujo objetivo é desenvolver uma proposta de ensino de matemática por meio da Modelagem Matemática aplicada ao crescimento da alface, quanto à altura e diâmetro, sob a perspectiva de ajuste de curvas. Entendemos que é crescente a necessidade de elaboração de novas estratégica para o ensino de matemática e a Modelagem Matemática é uma alternativa metodológica que favorece as experiências vividas pelos próprios alunos. Para nosso estudo algumas etapas foram desenvolvidas: construção da horta, coleta de dados, ajuste de curva dos dados e análise dos resultados. Os resultados apontaram que um modelo de regressão polinomial fornece um bom ajuste para descrever a altura em função do diâmetro da alface.
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino. Métodos dos Mínimos Quadrados. Alface.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 225 PDF (Português (Brasil)) downloads: 316