GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS DEFICIENTES VISUAIS

UM PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

  • Ana Paula Truzzi Mauso aptruzzi@gmail.com
    IFMT-Campus Campo Novo do Parecis
  • Silvana Aparecida Paulino silvanapaulino@hotmail.com.br
    IFMT-Campus Campo Novo do Parecis
  • Eliane Cláudia Rodrigues da Silva Gomes eliane.claudi@hotmail.com
    IFMT-Campus Campo Novo do Parecis
  • Edivaldo Souza do Rosário edvaldosouza1009@gmail.com
    IFMT-Campus Campo Novo do Parecis

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.223-230

Palabras clave:

Ensino de Matemática. Estágio Curricular Supervisionado. Geometria Plana. Deficientes Visuais.

Resumen

Neste trabalho, objetivamos socializar nossa experiência na realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis, na Escola Municipal 4 de Julho, no decurso do primeiro semestre de 2018. Nesse estágio, vivenciamos o trabalho docente através da execução de um projeto de ensino envolvendo a geometria plana na educação inclusiva de deficientes visuais, através de material manipulativo adaptado para sua deficiência. Passamos por um processo de convívio e empatia para em seguida aplicarmos o jogo matemático com o material manipulativo. Observamos a percepção de cada aluno, o trabalho em dupla, a criatividade na execução das atividades propostas pelo jogo. O projeto foi além de seu objetivo, sendo inspiração para outras professoras de outras disciplinas a pensarem em diversificar suas aulas, os alunos cegos conseguiram compreender as figuras geométricas trazidas pelo jogo.

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Publicado

2018-12-07

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Cómo citar

MAUSO, Ana Paula Truzzi; PAULINO, Silvana Aparecida; GOMES, Eliane Cláudia Rodrigues da Silva; ROSÁRIO, Edivaldo Souza do. GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS DEFICIENTES VISUAIS: UM PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 2, p. 223–230, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.223-230. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/25. Acesso em: 25 nov. 2024.

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