Apropriações de regras explícitas e implícitas em equações do 1º grau

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024008

Palabras clave:

Equações do 1º grau, Regras explícitas, Regras implícitas, Perspectiva wittgensteiniana, Linguagem algébrica

Resumen

Nesse artigo analisamos, sob uma perspectiva wittgensteiniana, como a apropriação de regras explícitas e implícitas sobre equações do 1º grau são mobilizadas pelos alunos na realização das atividades algébricas. Partimos da ideia de regras explícitas e implícitas, trazendo estas em uma discussão mais ampla seguindo critérios de regras da linguagem no domínio da matemática. Para tanto, essa pesquisa constitui-se por uma abordagem qualitativa, sendo realizada com alunos de 7º ano, que ainda não havia estudado equações do 1º grau. Os resultados indicaram que os alunos conseguiram apropriar-se das regras sem muita dificuldade, pois se familiarizaram com a linguagem algébrica após as explicações da professora durante as aulas. Neste contexto, para ser possível uma apropriação de regras algébricas, os professores precisam de se mobilizar conscientemente mediante utilização de atividades, no sentido de apresentar algumas aplicações e não esperar que os alunos deduzam espontaneamente essas aplicações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Poliana Matos Mendes dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás - Semed

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Professora da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás (PMCC), Canaã dos Carajás, Pará, Brasil. Professora pela Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP), Parauapebas, Pará, Brasil.

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

Citas

DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo, RS: Editora Universidade de Passo Fundo, 2015.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: Percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

GOTTSCHALK, C. M. C. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cadernos do CEDES. UNICAMP, v. 28, p. 75-96, 2008.

HEBECHE, Luiz. O mundo da consciência: ensaio a partir da filosofia da psicologia de L. Wittgenstein. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

SILVA, C. E. S. Alfabetização Matemática na Perspectiva da Linguagem. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 28–48, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141. 2019.n31. p. 28-48.id186. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/166. Acesso em: 2 jan. 2023.

SILVEIRA, M. R. A. Matemática, Discurso e Linguagens. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

TEIXEIRA JUNIOR, V. P. A terapia de Wittgenstein e o ensino de álgebra. 357f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

TEIXEIRA JUNIOR, V. P. Uma reflexão sobre a história da álgebra a partir da filosofia de Wittgenstein. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21076, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12619. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12619. Acesso em: 11 set. 2023.

TEIXEIRA JUNIOR, V. P.; SILVEIRA, M. R. A. O ensino de álgebra e a filosofia de Wittgenstein: sobre regras e essência. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 21, n. 3. pp. 29-49. 2019.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Trad. Marcos G. Montagnoli. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2024-07-31

Métricas


Visualizações do artigo: 44     PDF (Português (Brasil)) downloads: 13

Cómo citar

SANTOS, Poliana Matos Mendes dos; TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. Apropriações de regras explícitas e implícitas em equações do 1º grau . CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024008, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024008. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/148. Acesso em: 22 nov. 2024.