O ensino de frações no 6º ano mediado pela plataforma Phet
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022004Palabras clave:
Ensino de Matemática, Educação básica, Tecnologias digitais, FraçõesResumen
O presente relato de experiência tem por objetivo discutir sobre a utilização da tecnologia na educação, mais especificamente compreender se a utilização da plataforma Phet favorece o processo de aprendizagem de fração em uma turma do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino de Cláudia, Mato Grosso. Se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como base para a produção de dados a aplicação de uma sequência de atividades disponíveis na plataforma Phet e a percepção dos alunos quanto ao uso dessa ferramenta. Foram utilizados simuladores que abordam sobre frações. Observou-se que os alunos, em sua maioria, gostaram de utilizar a plataforma e que até buscaram desenvolver a cooperação ao auxiliar seus colegas. Além disso, pode-se dizer que os simuladores utilizados auxiliaram na consolidação de conhecimentos trabalhados em sala de aula.
Descargas
Métricas
Citas
ANDRADE, M. A. O uso das TICS na educação a distância. Monografia. Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DORNELLES, D. C. N.; FIGUEIREDO, J. D. S.; TREVISAN, A. C. R.; TREVISAN, E. P. Jogo Corrida Geométrica: um relato de experiência sobre uma proposta para o ensino de geometria em uma turma de 6º ano. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, p. e22081, 2022.
GRANDO, R. C. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 05, p. 393-416, 2015.
KENSKI, V. M. Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, set./dez. 2003.
LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.
MELO, J. R. Desafios e possibilidades da utilização de jogos para o ensino de Matemática na Educação Básica. Conjecturas, v. 21, n. 3, p. 59–70, 2021.
MORAIS, R. X. T. Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. Monografia. Faculdade Lourenço Filho. 2003.
POUPART, J.; DESLAURIERS, J.; GROULX, L; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução: Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SILVA, B. H. M. S.; SILVA, A. L.; OLIVEIRA, E. G.; LIRA, L. L.; PONTES, E. A. S. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246–254, 2022.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 148 PDF (Português (Brasil)) downloads: 125