O laboratório virtual de Educação Matemática na formação continuada de professores de Matemática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024004Palabras clave:
Laboratório Virtual de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Formação continuada de professoresResumen
Esta pesquisa tem como objetivo confeccionar um Laboratório Virtual de Educação Matemática (LVEM) que ficará disponível para professores e estudantes da Educação Básica de Arraias-TO, em que terão acesso aos links que os guiarão a outras plataformas, tendo acesso a softwares e aplicativos que podem ser manipulados virtualmente. O estudo abordou os desafios enfrentados no ensino dessa disciplina. O LVEM, em conjunto com programas de formação continuada e o desenvolvimento de sequências didáticas, foi utilizado para explorar práticas pedagógicas e promover o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, estudo de campo e pesquisa-ação. Foi criada uma sala virtual (LVEM) com recursos para o ensino de Matemática e oferecido um curso de formação continuada aos professores. Eles elaboraram planos de ensino com Sequências Didáticas baseadas em ODA, implementando-os em suas salas de aula. Os resultados destacaram os benefícios do Laboratório Virtual de Educação Matemática para o ensino-aprendizagem da Matemática e a formação continuada dos professores, fornecendo uma abordagem eficaz que integra tecnologia, prática pedagógica e reflexão sobre o ensino de Matemática.
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