Modelagem Matemática e Cálculo I: Uma Abordagem Prática na Irrigação dos Campos de Futebol
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021011Palabras clave:
Modelagem Matemática, Cálculo I, Ensino de Matemática, Função, IrrigaçãoResumen
Este escrito tem como objetivo compartilhar os resultados de um projeto de Modelagem Matemática na disciplina de Cálculo I de um curso de Agronomia, ministrada para a turma do primeiro semestre de 2021. O desafio enfrentado por essa disciplina é o alto índice de reprovação, o qual está relacionado, em sua maior parte, à defasagem em Matemática por parte dos estudantes. Nesse contexto, busca-se justificar a abordagem com base em uma breve contextualização teórica, respaldada por autores como Biembengut, Hein, Bassanezi, Almeida, entre outros. Quanto à metodologia, adota-se a Modelagem Matemática na perspectiva de Burak e Veleda (2020), complementada por Stewart (2012). Os resultados apresentam a proposta desenvolvida por dois alunos, intitulada “Modelagem Matemática: Irrigação dos Campos de Futebol”, destacando a importância de uma abordagem prática e contextualizada no ensino da Matemática. Essa abordagem visa integrar o aprendizado teórico à resolução de problemas do mundo real, sob a perspectiva da Modelagem Matemática.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Contexto, 2019.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. Blumenau: Ed. Contexto, 2000.
CARVALHO, D. S. de; CANGUSSU, E. S.; OLIVEIRA, L. H. S. de. Modelagem Matemática Envolvendo Atividades de Cálculo Integral. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 92–104, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p92-104.i7722.
KANT, I. [1787]. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão, 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. [Nas referências desta obra, utilizamos as letras A e B para indicar as colunas das páginas em edições críticas. A letra A representa a coluna da esquerda, B a coluna da direita, seguidas por números para especificar a posição do texto].
KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: revisitando aspectos que justificam a sua utilização no ensino. In: BRANDT, C. F., BURAK, D., and KLÜBER, T. E., orgs. Modelagem matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, pp. 41-58. ISBN 978-85-7798-232-5. DOI:
https://doi.org/10.7476/9788577982325.0003.
MUSIAU, P. M.; ALVES, G. P. R.; VANUCHI, V. C. F. Metodologias ativas no ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68878.
OTTE, M. F. A Realidade das Ideias: uma perspectiva epistemológica para a Educação Matemática. Cuiabá: Editora da UFMT, 2012.
PAGANI, E. M. L; ALLEVATO, N. S. G. Ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: um mapeamento de algumas teses e dissertações produzidas no Brasil. VIDYA, v. 34, n. 2, p. 61-74, jul./dez., 2014 - Santa Maria, 2014.
RUBI, G. L. Metodologias Ativas no Ensino de Cálculo: Desafios e Oportunidades. Congresso Internacional de Desenvolvimento Urbano (CIDU), 2018. Disponível em: 232.pdf (pucrs.br).
RODRIGUES, M. U.; GONÇALVES, W. V. (2018). Projetos de Ensino de Modelagem Matemática na Formação Inicial de Professores: Uma Experiência em uma Escola de Assentamento Rural. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, 1(1), 146–162. DOI: https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.146-162.
SANTANA, G. F. da S. A Complementaridade entre sentido e referência dos símbolos da Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática) – PPGECEM/ REAMEC, UFMT, Cuiabá, 2019.
STEWART, J. Cálculo, volume 1. 6. ed. São Paulo: Thompson Learning, 2012.
VELEDA, G. G.; BURAK, D. Avaliação em Práticas com Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma proposta de instrumento. São Paulo: Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 025-054, 2020. DOI: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39991.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 45 PDF (Português (Brasil)) downloads: 40