Modelagem Matemática e Cálculo I: Uma Abordagem Prática na Irrigação dos Campos de Futebol

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021011

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Cálculo I, Ensino de Matemática, Função, Irrigação

Resumen

Este escrito tem como objetivo compartilhar os resultados de um projeto de Modelagem Matemática na disciplina de Cálculo I de um curso de Agronomia, ministrada para a turma do primeiro semestre de 2021. O desafio enfrentado por essa disciplina é o alto índice de reprovação, o qual está relacionado, em sua maior parte, à defasagem em Matemática por parte dos estudantes. Nesse contexto, busca-se justificar a abordagem com base em uma breve contextualização teórica, respaldada por autores como Biembengut, Hein, Bassanezi, Almeida, entre outros. Quanto à metodologia, adota-se a Modelagem Matemática na perspectiva de Burak e Veleda (2020), complementada por Stewart (2012). Os resultados apresentam a proposta desenvolvida por dois alunos, intitulada “Modelagem Matemática: Irrigação dos Campos de Futebol”, destacando a importância de uma abordagem prática e contextualizada no ensino da Matemática. Essa abordagem visa integrar o aprendizado teórico à resolução de problemas do mundo real, sob a perspectiva da Modelagem Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

João Murilo Zambiasi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso.

Júlio Cesar Martignago Kreff , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil

Geslane Figueiredo da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Citas

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Contexto, 2019.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. Blumenau: Ed. Contexto, 2000.

CARVALHO, D. S. de; CANGUSSU, E. S.; OLIVEIRA, L. H. S. de. Modelagem Matemática Envolvendo Atividades de Cálculo Integral. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 92–104, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p92-104.i7722.

KANT, I. [1787]. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão, 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. [Nas referências desta obra, utilizamos as letras A e B para indicar as colunas das páginas em edições críticas. A letra A representa a coluna da esquerda, B a coluna da direita, seguidas por números para especificar a posição do texto].

KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: revisitando aspectos que justificam a sua utilização no ensino. In: BRANDT, C. F., BURAK, D., and KLÜBER, T. E., orgs. Modelagem matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, pp. 41-58. ISBN 978-85-7798-232-5. DOI:

https://doi.org/10.7476/9788577982325.0003.

MUSIAU, P. M.; ALVES, G. P. R.; VANUCHI, V. C. F. Metodologias ativas no ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68878.

OTTE, M. F. A Realidade das Ideias: uma perspectiva epistemológica para a Educação Matemática. Cuiabá: Editora da UFMT, 2012.

PAGANI, E. M. L; ALLEVATO, N. S. G. Ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: um mapeamento de algumas teses e dissertações produzidas no Brasil. VIDYA, v. 34, n. 2, p. 61-74, jul./dez., 2014 - Santa Maria, 2014.

RUBI, G. L. Metodologias Ativas no Ensino de Cálculo: Desafios e Oportunidades. Congresso Internacional de Desenvolvimento Urbano (CIDU), 2018. Disponível em: 232.pdf (pucrs.br).

RODRIGUES, M. U.; GONÇALVES, W. V. (2018). Projetos de Ensino de Modelagem Matemática na Formação Inicial de Professores: Uma Experiência em uma Escola de Assentamento Rural. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, 1(1), 146–162. DOI: https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.146-162.

SANTANA, G. F. da S. A Complementaridade entre sentido e referência dos símbolos da Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática) – PPGECEM/ REAMEC, UFMT, Cuiabá, 2019.

STEWART, J. Cálculo, volume 1. 6. ed. São Paulo: Thompson Learning, 2012.

VELEDA, G. G.; BURAK, D. Avaliação em Práticas com Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma proposta de instrumento. São Paulo: Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 025-054, 2020. DOI: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39991.

Publicado

2021-12-20

Métricas


Visualizações do artigo: 45     PDF (Português (Brasil)) downloads: 40

Cómo citar

ZAMBIASI, João Murilo; KREFF , Júlio Cesar Martignago; SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva. Modelagem Matemática e Cálculo I: Uma Abordagem Prática na Irrigação dos Campos de Futebol. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 4, p. e2021011, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021011. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/128. Acesso em: 22 nov. 2024.