Modelagem Matemática e Cálculo I: Uma Abordagem Prática na Irrigação dos Campos de Futebol
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021011Keywords:
Modelagem Matemática, Cálculo I, Ensino de Matemática, Função, IrrigaçãoAbstract
Este escrito tem como objetivo compartilhar os resultados de um projeto de Modelagem Matemática na disciplina de Cálculo I de um curso de Agronomia, ministrada para a turma do primeiro semestre de 2021. O desafio enfrentado por essa disciplina é o alto índice de reprovação, o qual está relacionado, em sua maior parte, à defasagem em Matemática por parte dos estudantes. Nesse contexto, busca-se justificar a abordagem com base em uma breve contextualização teórica, respaldada por autores como Biembengut, Hein, Bassanezi, Almeida, entre outros. Quanto à metodologia, adota-se a Modelagem Matemática na perspectiva de Burak e Veleda (2020), complementada por Stewart (2012). Os resultados apresentam a proposta desenvolvida por dois alunos, intitulada “Modelagem Matemática: Irrigação dos Campos de Futebol”, destacando a importância de uma abordagem prática e contextualizada no ensino da Matemática. Essa abordagem visa integrar o aprendizado teórico à resolução de problemas do mundo real, sob a perspectiva da Modelagem Matemática.
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