Palhixo Afro EEQTCA: Integrando Sustentabilidade e Cultura Quilombola através do Ensino de Matemática na Redução de Resíduos Sólidos

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022007

Palabras clave:

Medidas não padronizadas, Etnomatemática, Ciências e saberes quilombolas

Resumen

Este relato de experiência destaca os resultados alcançados em um projeto de ensino que visou diminuir o impacto do acúmulo de resíduos sólidos na Escola Estadual Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, MT. O projeto, denominado "Palhixo Afro EEQTCA", envolveu alunos do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) e teve como foco a promoção de aulas de matemática combinadas com as práticas de descarte mais sustentáveis. A abordagem interligou conceitos matemáticos com a rica cultura da comunidade, contribuindo assim para uma melhor compreensão dos componentes curriculares da Parte Diversificada 'Ciências e Saberes Quilombolas'. Além de abordar questões ambientais, este projeto desempenhou um papel de relevância no contexto social e sustentável da comunidade escolar e na comunidade rural quilombola de Mata Cavalo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Claudiceia Celeste da Silva, Escola Estadual Tereza Conceição Arruda

Mestranda pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Mestrado em Ensino( PPGEn/CBA/IFMT). Linha de Pesquisa: Ensino Matemática, Ciências Naturais e Suas Tecnologias. Possui graduação em Ciências/Matemática pela Universidade de Cuiabá (2002) e Especialização em Modelagem em Matemática, para o Ensino Médio,(2003), pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é graduanda da UFMT no curso de licenciatura em Tecnologia Educacional e professora da Escola Quilombola Tereza Conceição de Arruda, em Nossa Senhora do Livramento- MT.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, IFMT

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá

Citas

AMARAL, A. J. P. Artesanato Quilombola: identidade e etnicidade na Amazônia. Cadernos do CEOM. v. 23, n. 31, p. 61-75, jan./jun. 2010.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 02 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. (Coleção Tendências em Educação Matemática). Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

D’AMBROSIO, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, p. 97-115, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MENDES, I. A. Matemática: Ciência, Saber e Educação. In: MENDES, Iran Abreu (Org.). Educação (Etno) Matemática: Pesquisa e experiências. Natal: Editorial Flecha do Tempo, 230p., 11-29, 2004.

MONTEIRO, C. E.; LEITE, F. M.; ALVES, I. M. Ensinando matemática em contextos sócio-culturais de educação. v. 27, n. 1. Sergipe: Horizontes, 2009.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2010. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/docs_curriculares/MT/Mato_Grosso_Livro_Orientacoes_Curriculares_das_Diversidades_Educacionais.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 ago. 2022.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Educação crítica-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: A contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. Disponível em: http://www.ppgect.ufsc.br/teses/03/Tese. Acesso em: 04 ago. 2022.

Publicado

2022-12-05

Métricas


Visualizações do artigo: 83     PDF (Português (Brasil)) downloads: 107

Cómo citar

SILVA, Claudiceia Celeste da; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. Palhixo Afro EEQTCA: Integrando Sustentabilidade e Cultura Quilombola através do Ensino de Matemática na Redução de Resíduos Sólidos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 5, p. e2022007, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022007. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/127. Acesso em: 22 nov. 2024.