Palhixo Afro EEQTCA: Integrando Sustentabilidade e Cultura Quilombola através do Ensino de Matemática na Redução de Resíduos Sólidos
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022007Palabras clave:
Medidas não padronizadas, Etnomatemática, Ciências e saberes quilombolasResumen
Este relato de experiência destaca os resultados alcançados em um projeto de ensino que visou diminuir o impacto do acúmulo de resíduos sólidos na Escola Estadual Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, MT. O projeto, denominado "Palhixo Afro EEQTCA", envolveu alunos do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) e teve como foco a promoção de aulas de matemática combinadas com as práticas de descarte mais sustentáveis. A abordagem interligou conceitos matemáticos com a rica cultura da comunidade, contribuindo assim para uma melhor compreensão dos componentes curriculares da Parte Diversificada 'Ciências e Saberes Quilombolas'. Além de abordar questões ambientais, este projeto desempenhou um papel de relevância no contexto social e sustentável da comunidade escolar e na comunidade rural quilombola de Mata Cavalo.
Descargas
Métricas
Citas
AMARAL, A. J. P. Artesanato Quilombola: identidade e etnicidade na Amazônia. Cadernos do CEOM. v. 23, n. 31, p. 61-75, jan./jun. 2010.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 ago. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 02 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. (Coleção Tendências em Educação Matemática). Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
D’AMBROSIO, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, p. 97-115, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MENDES, I. A. Matemática: Ciência, Saber e Educação. In: MENDES, Iran Abreu (Org.). Educação (Etno) Matemática: Pesquisa e experiências. Natal: Editorial Flecha do Tempo, 230p., 11-29, 2004.
MONTEIRO, C. E.; LEITE, F. M.; ALVES, I. M. Ensinando matemática em contextos sócio-culturais de educação. v. 27, n. 1. Sergipe: Horizontes, 2009.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2010. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/docs_curriculares/MT/Mato_Grosso_Livro_Orientacoes_Curriculares_das_Diversidades_Educacionais.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 ago. 2022.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Educação crítica-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: A contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. Disponível em: http://www.ppgect.ufsc.br/teses/03/Tese. Acesso em: 04 ago. 2022.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 83 PDF (Português (Brasil)) downloads: 107