Analisando as produções científicas que discutem os resultados do SAEB em Matemática

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023005

Palabras clave:

Aprendizagem Matemática, Avaliações externas, SAEB

Resumen

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, que objetiva divulgar os resultados da avaliação externa/SAEB na disciplina de Matemática, expressos nas produções acadêmicas. Fundamenta-se nas pesquisas que discutem o ensino de matemática, com ênfase nas avaliações externas da 4ª série do Ensino Fundamental (atualmente, 5º ano) no período de 1995 a 2005. Os dados revelam que as discussões em torno do SAEB, no contexto do ensino de Matemática, indicam pequenos avanços, demonstrando melhora nas pontuações ao longo do tempo. No entanto, ainda apresenta deficiências em determinados conceitos matemáticos, apontando para uma diversidade de fatores perceptíveis que influenciam os resultados. Dentre esses elementos, destacam-se a formação de professores e o contexto socioeconômico dos estudantes. Além disso, o estudo anuncia os obstáculos que os estudantes de diferentes regiões do Brasil, enfrentam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Paula da Silva Gonçalves Gonçalves, Universidade de Cuiabá

Professora da rede pública de ensino e Mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Católica do Paraná (PUCPR) e Docente do Programa de Pós Graduação do Mestrado acadêmico em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá/MT, Brasil.

Citas

BAENSE, D. P. M. Reflexões sobre o perfil do professor: uma análise a partir dos microdados do SAEB 2021. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2911

BARBOSA, J. K.; CURI, E. Como professores do 5º ano de uma escola pública do Vale do Ribeira compreendem itens de avaliação de Matemática do Saeb/Prova Brasil divulgados em documentos oficiais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 180–190, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.381.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 931, de março de 2005. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port_931_210305.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema De Avaliação da Educação Básica. Documentos De Referência. Versão 1.0. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2018/documentos/saeb_documentos_de_referencia_versao_1.0.pdf.

CASTRO, M. H. G. A árdua tarefa de estabelecer padrões de desempenho escolar. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 2, n. 3, 2007. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/1.

CURI, E.; SANTOS, C. A. B. dos; RABELO, M. H. M. Procedimentos de resolução de alunos de 5º ano revelados em itens do SAEB com relação ao Sistema de Numeração Decimal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, p. 211-231, 2013.

DIAS, L. SAEB e indicadores de qualidade da educação: um estudo de agentes e fatores escolares inseridos no ensino público básico brasileiro. Educação básica revista, v. 6, n. 2, p. 109-122, 2020.

FRANCO, C. O SAEB-Sistema de Avaliação da Educação Básica: potencialidades, problemas e desafios. Revista Brasileira de Educação, p. 127-133, 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qCYrZ7vVQYFH7fRXBhBZ5Nm/abstract/?lang=pt.

GARCIA, M. V. M. Proposição de um guia de gestão de resultados de avaliações externas: Prova Brasil. 2023. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional) Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182896.

GIL, A. C. Como fazer Pesquisa Qualitativa. São Paulo: Atlas, 2021.

HELDER, R. R. Como fazer análise documental. Porto, Universidade de Algarve, 2006.

INEP. Resultados. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados>.

KARINO, C. A.; VINHA, L. G. do A.; LAROS, J. A. Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem? Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 59, p. 270-297, 2014.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São

Paulo, EPU, 1986.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2022.

NACARATO, A. M. A formação do professor de matemática: práticas e pesquisa. Rematec, v. 6, n. 9, p. 26-48, 2011.

PEREIRA, C. M. M. C. O Saeb na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades em Matemática. 2022. 301 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

PERRELLI, M. A.; REZENDE, E. Prova Brasil/Saeb-Matemática em escolas Municipais de Campo Grande, MS: contextos e concepções de professores. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 1, 2011.

PLAZA, E. M.; CURI, E. Questões do SAEB/Prova Brasil: um estudo referente ao campo aditivo. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 2, n. 1, 2013.

SANTOS, A. L. O panorama das notas em matemática no Saeb dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Revista educação matemática em foco, v. 8, n. 2, p. 4-27, 2020.

SANTOS, A. L. O panorama das notas em matemática no Saeb dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental no período de 2007 a 2017. Revista educação matemática em foco, v. 8, n. 2, p. 4-27, 2019.

SANTOS, J. B. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática? Educação Matemática Pesquisa, v.17, n.2, p. 309-333, 2015.

SANTOS, M. A. B.; FERREIRA, H. S.; SIMÕES, L. L. F. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educ. Form., v. 4, n. 11, p. 161-178, 2019.

SILVA, A. A. A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado). Universidade de Caxias do Sul/RS, 2020.

SILVA, I. F. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Est. Aval. Educ, p. 427-448, 2010.

SILVA, M. S; CARVALHO, M. C. A. Percurso do SAEB no Brasil: história e debate. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 3, p. 27-39, 2022.

SOUZA, J. E. Trajetória de professores de classes multisseriadas: memórias do ensino rural em Novo Hamburgo/RS (1940 a 2009). 2011. 346 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2011.

TEIXEIRA, C. J.; PEREIRA, C. M. M. C.; MOREIRA, G. E. O olhar do professor de matemática sobre o Saeb e a organização do trabalho pedagógico. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 23-43, 2022.

VECE, J. P.; SILVA, S. D.; CURI, E. Desatando os nós do sistema de numeração decimal: investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil. Educação Matemática Pesquisa, v. 15, n. 1, 2013.

VIEIRA, I. S. Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 75, p. 748-778, 2019.

Publicado

2023-08-25

Métricas


Visualizações do artigo: 225     PDF (Português (Brasil)) downloads: 145

Cómo citar

GONÇALVES, Ana Paula da Silva Gonçalves; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. Analisando as produções científicas que discutem os resultados do SAEB em Matemática . CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023005, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023005. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/122. Acesso em: 24 nov. 2024.