Educação Financeira: A Percepção de Estudantes do Ensino Médio
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023013Palabras clave:
Educação Financeira, Ensino Médio, Finanças, Educação BásicaResumen
O presente artigo, construído a partir de uma investigação realizada em componente curricular prático de um curso de licenciatura em matemática, busca compreender a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre Educação Financeira. O ambiente de pesquisa foi uma escola pública do Município de São José de Ribamar - MA. Esta investigação enquadra-se como pesquisa de campo, tanto no âmbito qualitativo como descritivo, desenvolvendo-se primeiramente mediante levantamento teórico sobre a necessidade formativa em Educação Financeira nas escolas de educação básica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário misto aplicado aos alunos do Ensino Médio, com o intuito de identificar a percepção destes sobre a Educação Financeira. Assim, podemos anunciar que, dentre os resultados principais, há uma necessidade de inserção da Educação Financeira para alunos do Ensino Médio devido aos mesmos demonstrarem desconhecimento sobre conceitos teóricos e práticos.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, F. Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências, contextos e desafios. 2007. 243f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9866@1.
BAVARESCO, J. et al. Educação financeira na escola. Jundiaí [SP]: Paco, 2021. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/4394/3/EDUCACAO%20FINANCEIRA%20NA%20ESCOLA-.pdf.
BEZERRA FILHO, E. O. Educação Matemática Crítica: uma sequência didática para o ensino de matemática e educação financeira a partir do tema Inflação. 2019. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8461#preview-link0.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Ensino Fundamental. Terceiro e quartos ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf.
BRASIL/ENEF. Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. [S. l.]. 2013. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.p
df..
CERVENY, C. M. O. A família como modelo – desconstruindo a patologia. 1. ed. São Paulo: Livro Pleno, 2001.
ENEF. Educação Financeira para crianças e Jovens. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/programas-26-para_criancas_e_jovens.html.
FELTON – COLLINS, V. Casais e Dinheiro: nova abordagem completa para uma parceira amor-dinheiro que realmente funciona. Tradução: Henrique Amat Rego Monteiro. São Paulo: Maltese – Editorial Norma, 1992. (Série vida e família)
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 28a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
HALFELD, M. Investimentos – Como administrar melhor seu dinheiro. 1a. ed. São Paulo, SP. Fundamento, 2001.
INSPER. Centro de finanças. Disponível em: https://www.insper.edu.br/pesquisa-econhecimento/centro-de-financas/parcerias/educacao-financeira/.
KIOYOSAKI, R.; LECHTER, S. L. Pai Rico Pai Pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 66a. ed., 2000.
KISTEMANN Jr. M. A.; ALMEIDA, D. B.; NETO, I. R. Uma experiência com Educação Financeira de jovens indivíduos consumidores no PRÓBIC-JR-FAPEMIG/UFJF. Revista Paranaense de Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 6, n. 10, p. 223-245, jan./jun. 2017. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.223-245
KLAINER, P. Y. Converse mais sobre dinheiro. Revista Veja São Paulo, abril, ano 35-1780/A, ed. especial 21, dez. 2002.
MODERNELL, A. Quero ser rico. Brasília, DF: Mais Ativos Educação Financeira, 2011.
MUNIZ, I.; JURKIEWICZ, S. Educação Econômico – Financeira: uma nova perspectiva para o Ensino Médio. In: VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do VII CIEM – Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/18647/.
OECD – Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 2015. Disponível
em: https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues/.
OLIVEIRA, A. Educação Financeira: como está sendo abordada nos 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental? In: XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do XX EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016. Disponível em: https://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd15_anaelize_oliveira.pdf.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná – Matemática. Curitiba: SEED, 2008.
PELICIOLI, A. F. A relevância da educação financeira na formação de jovens. 2011. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, PUCRS, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3405/1/432503.pdf.
PERETTI, L. C. Educação Financeira: aprenda a cuidar do seu dinheiro. Paraná: Impressul, 2007.
SANTANA, A. L. Consumismo. InfoEscola – Navegando e Aprendendo. Disponível em: http://www.infoescola.com/psicologia/consumismo/.
SERASA. Endividamento da população. 2021. Disponível em: https://empresas.serasaexperian.com.br/consultaserasa?idcmp=:c04:m01:googlesearch:CR190 :ADG42:AD26:TRLCV58:d&gclid=CjwKCAiA4veMBhAMEiwAU4XRrLJ5WGYqesv3aO
DhPhgoeM09cJClhov1ImuK9jIceSRDXndNo5AwBoC3ZkQAvDBwE.
SILVA, I. T. Educação Financeira e Educação Matemática Crítica na escola: articulando conhecimentos no Ensino Médio. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/SAMSUNG/Downloads/silo.tips_educaao-financeira-e-educaao-matematica-critica-na-escola-articulando-conhecimentos-no-ensino-medio.pdf.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html.
SILVA, A. M .; POWELL , A. B. .Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 3–19, 2015. DOI: 10.4322/gepem.2015.024. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/44.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.
TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 215 PDF (Português (Brasil)) downloads: 167