Desvendando os saberes para ensinar geometria: um estudo a partir da obra de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023006Palabras clave:
História da educação matemática, Movimento da Matemática Moderna, Saberes GeométricosResumen
O presente artigo objetiva-se em analisar os saberes para ensinar geometria no livro "Iniciando a Matemática Moderna – volume 02", de autoria dos saudosos professores Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella, publicado em 1969 pela Companhia Editora Nacional. A questão que norteou o presente estudo foi a seguinte: Como se caracterizam os saberes para ensinar geometria no livro de ensino elaborado por Bezerra e Quintella (1969)? A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Quanto ao referencial teórico-metodológico, utilizam-se os conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Em síntese, o assunto matemático de geometria abrangeu as seguintes noções matemáticas: ponto, segmento, ângulo reto, quadrilátero, retângulo, quadrado, círculo e sólido. O objetivo desses saberes a ensinar é familiarizar o aluno com as diferentes formas geométricas elementares.
Descargas
Métricas
Citas
BEZERRA, M.J.; QUINTELLA, A. Iniciando a Matematica Moderna – vol. 02. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
BORGES, R. A. S. Circulação e apropriação do ideário do Movimento da Matemática Moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. 2011, 245f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo: UNIBAN, 2011.
BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos dos anos 60. 1989, 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Porto Alegre, RS: UFRS: Faculdade de Educação, 1989.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.
DOMINGUES, J. M. Um estudo sobre os saberes para ensinar fração no livro “Iniciando Matemática Moderna – vol. 2”, de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–22, 2023a.
DOMINGUES, J. M. Matemática Moderna no jardim de infância do Instituto de Educação da Guanabara: um estudo sobre os saberes para ensinar conjuntos a partir de um relato de experiência. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-21, 2023b.
FRANÇA, D. M. A. A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do Estado de São Paulo (1960-1980). 2007, 272 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PUCSP, 2007.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 113-172.
LIMA, F. R. GEEM Grupo de Estudos do Ensino da Matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil Departamento de Matemática. 2006. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUCSP, 2006.
SILVA, M. C. L. Que geometria moderna para as escolas do Brasil e de Portugal? Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 25, p. 689-6999, jul. 2008.
ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 133 PDF (Português (Brasil)) downloads: 103