Desvendando os saberes para ensinar geometria: um estudo a partir da obra de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023006

Keywords:

História da educação matemática, Movimento da Matemática Moderna, Saberes Geométricos

Abstract

O presente artigo objetiva-se em analisar os saberes para ensinar geometria no livro "Iniciando a Matemática Moderna – volume 02", de autoria dos saudosos professores Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella, publicado em 1969 pela Companhia Editora Nacional. A questão que norteou o presente estudo foi a seguinte: Como se caracterizam os saberes para ensinar geometria no livro de ensino elaborado por Bezerra e Quintella (1969)? A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Quanto ao referencial teórico-metodológico, utilizam-se os conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Em síntese, o assunto matemático de geometria abrangeu as seguintes noções matemáticas: ponto, segmento, ângulo reto, quadrilátero, retângulo, quadrado, círculo e sólido. O objetivo desses saberes a ensinar é familiarizar o aluno com as diferentes formas geométricas elementares.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (PPGESIA) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Endereço para correspondência: Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos, São Paulo, Brasil.

References

BEZERRA, M.J.; QUINTELLA, A. Iniciando a Matematica Moderna – vol. 02. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

BORGES, R. A. S. Circulação e apropriação do ideário do Movimento da Matemática Moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. 2011, 245f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo: UNIBAN, 2011.

BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos dos anos 60. 1989, 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Porto Alegre, RS: UFRS: Faculdade de Educação, 1989.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.

DOMINGUES, J. M. Um estudo sobre os saberes para ensinar fração no livro “Iniciando Matemática Moderna – vol. 2”, de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–22, 2023a.

DOMINGUES, J. M. Matemática Moderna no jardim de infância do Instituto de Educação da Guanabara: um estudo sobre os saberes para ensinar conjuntos a partir de um relato de experiência. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-21, 2023b.

FRANÇA, D. M. A. A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do Estado de São Paulo (1960-1980). 2007, 272 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PUCSP, 2007.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 113-172.

LIMA, F. R. GEEM Grupo de Estudos do Ensino da Matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil Departamento de Matemática. 2006. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUCSP, 2006.

SILVA, M. C. L. Que geometria moderna para as escolas do Brasil e de Portugal? Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 25, p. 689-6999, jul. 2008.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

Published

2023-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 81     PDF (Português (Brasil)) downloads: 77

How to Cite

DOMINGUES, Jonathan Machado. Desvendando os saberes para ensinar geometria: um estudo a partir da obra de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023006, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023006. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/103. Acesso em: 15 may. 2024.