Uma proposta teórica para o ensino de razão e proporção na educação básica
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022005Palabras clave:
Ensino-aprendizagem, Razão, ProporçãoResumen
Este artigo objetiva descrever uma proposta teórica para o ensino de razão e proporção no 6º ano do ensino fundamental. Ela surge a partir de trabalhos desenvolvidos no Grupo de Estudos em Aritmética e Álgebra da Universidade do Estado do Pará, e suas etapas seguem um caminho de aprendizagem que começa revisitando a multiplicação como adição repetida; explorando padrões na tabela de multiplicação; e avançando para o conceito de taxa como uma única coluna “fora da tabela de multiplicação”. Também se discute a razão como duas colunas de taxa vinculadas, ou uma tabela de razão, bem como o olhar para duas linhas de uma tabela de razão, ou um quadrado de proporção. Como introdução ao assunto, a proposta se concentrou em situações em que o ponto de interrogação em a:b = c? é um número inteiro, visando promover o raciocínio multiplicativo em um ambiente numérico apropriado ao desenvolvimento dos estudantes.
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