Análise das Pesquisas Brasileiras Stricto Sensu no período de 2000 a 2019 sobre História da Matemática e Formação de Professores Reflexivos
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021003Keywords:
Formação de professores, História da Matemática, Professor reflexivoAbstract
Relacionar história da matemática na formação de professores não é uma postura nova, e esta vem se tornando uma alternativa possível e viável. Dessa forma, questionamos, quais contribuições da História da Matemática para formação de professores de Matemática reflexivos encontradas nas teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2000 a 2019? Assim, objetivamos investigar as implicações do uso da História da Matemática para a formação de professores de Matemática e identificar as posturas reflexivas que estes assumiram em teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2000 a 2019. Para tanto, adotamos uma pesquisa bibliográfica no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat, no qual, foram selecionados 6 (seis) trabalhos, sendo 2 (duas) teses e 4 (quatro) dissertações. Após a análise foi possível verificar que a história da matemática na formação dos professores de Matemática, pode contribuir efetivamente para o processo de reflexão docente de sua prática, levando estes professores a se tornarem questionadores, investigadores, problematizadores e críticos de suas próprias ações.
Downloads
Metrics
References
ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 5ª ed., São Paulo, Cortez, 2007
ALBUQUERQUE, S. M. Um estudo sobre a articulação entre a multiplicação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de Professores de Matemática. 2019. 145f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, IFCE, Fortaleza, 2019.
BRANDEMBERG, J. C. Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesgue. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
D’AMBRÓSIO, B. S.- Formação de professores de matemática para o Século XXI: O grande desafio. Pró-Posições, Campinas, n. 1 (10) p. 35-40, mar. 1993.
D’AMBRÓSIO, U. História da Matemática e Educação. Cadernos CEDES 40. Campinas, SP: Papirus, 1996.
FAUVEL, J. A utilização da História em Educação Matemática. Tradução: Paulo Oliveira. In: VIEIRA, A; VELOSO, E. LAGARTO, M. J. Relevância da História no Ensino da Matemática. GTHEM/APM. Grafis, 1997.
FOSSA, J. A. A História da Matemática Como Fonte de Atividades Matemáticas. In: Anais do I Seminário Nacional História da Matemática, Recife: UFRPE, 1995.
FOSSA, J. A. Ensaios sobre a Educação Matemática. Belém: EDUEPA, 2001.
GASPAR, M. T. J. Aspectos do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico em algumas civilizações e povos e a Formação de Professores. 2003. 318f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?, p. 53-79 in PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
MENDES, I. A. Ensino da matemática por atividades: uma aliança entre o construtivismo e a história da matemática. 2001. 207f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), 2001.
MENDES, I. A. A investigação histórica na formação de professores de Matemática. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador (BA), 2010.
MENDES, M. J. F.; GONÇALVES, T. O. Reflexões sobre o Ensino da Matemática. In: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, 2006. Atas da VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. Águas de Lindóia: Não informado, 2006. v. 1. p. 1-10.
MIGUEL, A. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 1993.
MIGUEL, A.; BRITO, A. J. A história da Matemática na formação do professor de Matemática. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.
MONTEIRO, W. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, PUC-SP, São Paulo, 2012.
OLIVEIRA, R. L. Ensino de Matemática, História da Matemática e Artefatos: Possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 218f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, UFRN, Natal, 2009.
PASCHOALIN, A. C. B. Memória, História e Formação de Professores: O Caso da Disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matemática II. 2005. 284f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2005.
PEDROSO, A. P. Os algoritmos no contexto da História: Uma experiência na formação de professores pedagogos. 2008. 174f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC, Florianópolis, 2008.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.77-92.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SOUZA, E. S. A prática social do cálculo escrito na formação de professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente. 2004. 284f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2004.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 68 PDF (Português (Brasil)) downloads: 64