A MATEMÁTICA DO BOLICHE: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Neuza França Silva neuza.franca@bol.com.br
    SMEC
  • Valdineia Ferreira dos Santos Piasson valpiasson@gmail.com
    SMEC

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.183-195

Palavras-chave:

Educação Infantil; Ensino de Matemática; Boliche; Lúdico.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência na educação infantil no desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática da pré-escola, que contempla os eixos temáticos dos referenciais curriculares para a educação infantil do Pré - I, que tem como público crianças com 4 anos de idade, por meio do jogo de boliche. Essa experiência ocorreu em uma sala de aula da escola municipal de educação infantil Prof.ª Silvana de Souza Daniel em Barra do Bugres-MT. Esse trabalho desenvolveu-se na perspectiva da pesquisa qualitativa. Observou-se como as atividades e brincadeiras auxiliam a reflexão do professor da educação infantil para a contextualização da Matemática com o ensino dos numerais por meio do brincar, conforme orienta os indicadores da qualidade na educação Infantil (BRASIL, 2009). Os resultados apontam que as atividades desenvolvidas proporcionaram as crianças uma contextualização por meio da vivência lúdica com a Matemática, proporcionando interação, aprendizagem e desenvolvimento de diversas potencialidades, promovendo o ensino de Matemática como uma atividade prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 467     PDF downloads: 616

Como Citar

Silva, N. F., & Piasson, V. F. dos S. (2018). A MATEMÁTICA DO BOLICHE: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. CoInspiração - Revista Dos Professores Que Ensinam Matemática, 1(2), 183–195. https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.183-195