Cálculo III com o uso de Vídeos na Educação a Distância
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.48-59Keywords:
Tecnologias Digitais, Vídeos, Ensino de Matemática.Abstract
O avanço das tecnologias digitais tem modificado os processos de ensino e de aprendizagem impondo novos limites e novas possibilidades. Uma dessas tecnologias que vem em um movimento exponencial "invadindo" e mudando os espaços educacionais é o vídeo. Seu uso tem sido cada vez mais recorrente entre os alunos, em particular na Educação a Distância. No entanto, o seu uso pedagógico e/ou produção deve ser feito com planejamento e cuidado. Isso porque a escolha e/ou produção de um vídeo para fins educacionais não é algo simples, pois requer, minimamente, planejamento, tempo e muita atenção. Com o intuito de contribuir com essa temática, o presente artigo buscou analisar os vídeos utilizados na disciplina de Cálculo III do curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UNEMAT. Para tanto, baseamo-nos em aspectos técnicos dessa mídia, tomando como fundamento teórico os critérios propostos por Santos (2015). Os resultados indicaram que os vídeos utilizados nessa disciplina atendem aos critérios indicados, com exceção do tempo de duração. Desse modo, é possível afirmar que os mesmos têm potencial para contribuir com os processos de ensino de aprendizagem da Matemática.
Palavras-Chave: Tecnologias Digitais, Vídeos, Ensino de Matemática.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 235 PDF (Português (Brasil)) downloads: 245