Discalculia na Educação Básica: práticas metodológicas e fatores críticos do processo de ensino e aprendizagem da Matemática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023017Keywords:
Aprendizagem, Discalculia, Educação, Inclusão, MatemáticaAbstract
O ensino de Matemática baseia-se na apresentação de conteúdos por meio de diferentes metodologias. Constatados distúrbios de aprendizagem, práticas metodológicas demonstram-se carentes de revisão. Buscando processos de ensino exitosos, é possível suscitar discussões acerca das práticas metodológicas listadas na literatura que possibilitem a superação de percalços de aprendizagem. Nessa revisão bibliográfica, focada nas metodologias voltadas para estudantes da Educação Básica que apresentam Discalculia, foram analisados qualitativamente estudos da última década extraídos do Google Acadêmico e SciELO. Observou-se que esse distúrbio manifesta-se em diferentes graus e analisando metodologias, existem norteadores como a significação, ludicidade, ligação do abstrato com questões concretas e integração de ferramentas de interesse discente. Conclui-se que não há apenas uma metodologia que pode ser descrita como mais indicada para êxito, o que pode-se destacar é a existência de norteadores, vantagem na integração de metodologias e tecnologias, adaptação avaliativa e respeito ao tempo de aprendizagem e suas subjetividades.
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